São Paulo – O ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto, está buscando parcerias para a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nos Emirados Árabes Unidos. O ministro se reuniu nesta terça-feira (31) com o embaixador do país árabe no Brasil, Saleh Alsuwaidi. Na foto acima, Alsuwaidi (esq.) em encontro com Neto (dir.).
Entre os temas do encontro estiveram as ações para aumentar o fluxo turístico entre os dois países, além das possibilidades de parceria no escritório da Embratur nos Emirados. Os executivos falaram também da participação do Brasil na Expo 2020 Dubai, exposição universal que ocorrerá em Dubai entre outubro deste ano e março de 2022. O Brasil terá um pavilhão no evento, dentro do distrito da Sustentabilidade.
Segundo divulgado pelo Ministério, o embaixador árabe se colocou à disposição do ministro para a organização de uma série de agendas com interlocutores do setor nos Emirados, tanto na área governamental como na iniciativa privada. Neste último setor, o objetivo é apresentar a empresários árabes as oportunidades de investimentos em andamento no Brasil em relação à hotelaria, parques nacionais e aviação.
Leia também:
- Emirates assina acordo de compartilhamento de voos com Azul
- Brasil vai se preparar para oferecer turismo halal
Para Neto, o potencial do ecoturismo brasileiro deve trazer boas opções para lazer e investimento, especialmente pós-pandemia. “Por esse motivo, o governo brasileiro tem desenvolvido uma série de ações para desburocratizar o setor e acabar de vez com os entraves que atrapalham o desenvolvimento do turismo no Brasil”, afirmou o ministro do Turismo, em nota.
Com agenda nos Emirados a partir de outubro, o ministro deve participar da abertura da Expo Dubai, além de seguir com uma série de agendas em Abu Dhabi, capital dos Emirados. Nos seus compromissos, Neto pretende tratar do retorno dos voos da Etihad ao Brasil, do aumento da frequência de voos da Emirates, e buscar contato com os fundos árabes para que eles ampliem os investimentos no Brasil.