São Paulo – O Brasil vai receber, em 2027, a Copa do Mundo Feminina de Futebol, promovida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A eleição do país-sede da competição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia.
A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina de futebol, contabilizou 119 votos, enquanto os europeus receberam 78 votos.
A proposta brasileira já havia sido a mais bem avaliada pelos técnicos da Fifa, que realizaram a vistoria em fevereiro e desenvolveram um relatório de quase cem páginas. O Brasil alcançou nota quatro (a máxima era cinco), enquanto a candidatura de alemães, holandeses e belgas atingiu 3,7. O relatório divulgado no começo de maio destacou os estádios escolhidos para o evento e o apoio do governo federal ao pleito.
Leia também:
Gramados dos clubes do Brasil têm matéria-prima dos Emirados
“Essa decisão da Fifa anunciada nesta noite terá um grande impacto positivo no futebol feminino brasileiro e na vida de milhões de mulheres do Brasil. Além de investir na realização da Copa do Mundo, toda a cadeia produtiva do futebol feminino no Brasil e na América do Sul dará um imenso salto de desenvolvimento”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Calendário
A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. Dez dos 12 estádios do Mundial masculino de 2014 serão aproveitados. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os demais palcos são a Neo Química Arena, em São Paulo; o Mané Garrincha, em Brasília; o Mineirão, em Belo Horizonte; a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador; o Beira-Rio, em Porto Alegre; a Arena da Amazônia, em Manaus; a Arena Pantanal, em Cuiabá; a Arena Castelão, em Fortaleza; e a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), na região metropolitana de Recife.
Marrocos
A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. A última disputa, de 2023, ocorreu na Austrália e na Nova Zelândia. A seleção espanhola é a atual campeã mundial. No ano passado, entre os países árabes, apenas o Marrocos disputou a competição. O país, no entanto, não chegou até as quartas de final, assim como o time brasileiro. Por ser o país-sede, o Brasil já tem participação garantida na Copa do Mundo que vai receber.
Com informações da Redação