Brasília – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes, falou nesta terça-feira (29) que o País será independente na produção de vacinas contra a covid-19 e outras neste ano. Pontes anunciou também que está em andamento o desenvolvimento no Brasil de vacina de RNA mensageiro de terceira geração contra a covid.
Pontes falava do trabalho do Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo. Segundo o ministro, o polo de desenvolvimento de vacinas e medicamentos está alinhado às “mais rígidas normas e padrões mundiais”, e será fator crucial na independência na produção de vacinas humanas no Brasil.
Pontes disse que nunca houve vacinas totalmente desenvolvidas por cientistas brasileiros, cenário que deve mudar com os investimentos em laboratórios e em pesquisa que começam a dar resultados. “Nossos cientistas finalmente têm condições de produzir, aqui no Brasil, nossas próprias vacinas”, afirmou. Segundo ele, o centro tornará o Brasil independente em vacinas neste ano, tanto contra a covid como em outras.
Também foi anunciado que o desenvolvimento de uma vacina de RNA mensageiro de terceira geração contra a covid-19 já está em andamento no Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas. “Essa vacina tem tecnologia muito avançada e é capaz de superar muitas que já estão no mercado”, disse o ministro.
Pontes informou que diversos imunizantes serão desenvolvidos no centro, não apenas contra covid-19, mas contra doenças tropicais negligenciadas e contra outras doenças perigosas, que até então não podiam ser estudadas no Brasil por falta de estrutura adequada.