Da redação
São Paulo – O presidente da Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex), Juan Quirós, assina amanhã, dia 19, acordo instituindo o Brasil como país tema da BioFach 2005 – maior evento internacional para produtos orgânicos que acontece anualmente em Nuremberg, Alemanha.
O evento de assinatura acontecerá na abertura da BioFach 2004, que prolonga-se até domingo. Neste ano, a Feira conta com a participação de 45 produtores brasileiros levados ao evento por meio de projeto desenvolvido pela APEX, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, e também com o apoio do Sebrae.
Ao se tornar país tema do próximo encontro, o Brasil ganha visibilidade no mercado europeu como produtor de orgânicos. Além do pavilhão brasileiro já ocupado na BioFach 2003 e 2004, o país terá ainda uma área extra de 120m2, em local privilegiado, para mostrar o país, o que pode ser desde a culinária, até danças e músicas típicas.
A Marca Brasil também poderá ser estampada por toda a Feira e os produtos cosméticos e naturais ganham espaço nos pavilhões setoriais. O jantar oficial de abertura do evento em 2005 será oferecido pelo Brasil, que terá a oportunidade de obter apoio para projetos vinculados ao setor de orgânicos que necessitem de apoio financeiro.
Na Biofach, 92% do público visitante é formado por tomadores de decisão dos principais setores do mercado: varejo (31%), fabricantes (25%) e serviços (15%). Assim, o produtor brasileiro precisa estar preparado para aproveitar ao máximo o investimento realizado na Feira.
No Brasil, o mercado consumidor de produtos orgânicos cresce cerca de 30% ao ano e, como este é um mercado em formação, a tendência de conquistar espaço no mercado internacional é favorável. A abertura de novos canais de distribuição e comercialização tem sido um fator de incentivo para o aumento da produção.
O presidente da Apex, Juan Quirós, se reuniu com supermercadistas alemães para discutir a demanda daquele mercado e como o Brasil pode atende-la. Já se identificou o interesse por feijão e mandioca orgânicos que os alemães, atualmente, importam da Malásia, além de mel, caju e cachaça.
Levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra que no Brasil existem 7.100 produtores certificados, ou em processo de certificação, para uma área plantada de 270 mil hectares. A projeção é que para os próximos anos o crescimento seja mais acentuado em termos de área, sobretudo com a entrada de grandes produtores no processo.
A APEX-Brasil e Ministério do Desenvolvimento (MDIC) têm desempenhado um papel importante no incentivo à exportação de orgânicos no Brasil. Novos recursos serão investidos com o objetivo de ampliar as ações já em andamento, parte delas com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Neste momento, um novo projeto está sendo desenhado para atender a demanda do mercado japonês, que identificou o Brasil como possível fornecedor.
O Japão importa cerca de 80% de seus alimentos e cerca de 10% desse total já são de produtos orgânicos.O país é hoje o terceiro mercado mundial, com uma demanda de US$ 7 bilhões. O primeiro são os Estados Unidos com US$ 13 bilhões e o segundo a Alemanha, com US$ 9 bilhões.
Aumentar a venda para esses países representará o crescimento da participação do Brasil num mercado que movimenta US$ 30 bilhões anualmente. Essa possibilidade estará mais próxima já na BioFach 2004, mas o fato de o Brasil ser o país tema em 2005 é decisiva para a conquista de mercado.
“É possível agregarmos valor aos produtos orgânicos e mobilizarmos cadeias produtivas para fortalecer as exportações de cafés especiais, cachaças, açúcar, mel, entre outros. A meta do Governo é criar oportunidades de marketing para a indústria orgânica conquistar novos contratos, ampliar a oferta de alimentos orgânicos no mercado interno e promover parcerias entre os produtores nacionais”, explica Juan Quirós, presidente da APEX-Brasil.
E acrescenta: “A principal característica do setor de orgânico no Brasil é a agricultura familiar. Por isso estamos incentivando os produtores a se organizarem e a criarem uma boa estrutura para atender aos compradores de outros países”.
A BioFach 2004 acontece de 19 a 22 de fevereiro com a presença de 1.800 expositores. O Brasil está representado por 45 produtores e empresas de pequeno porte, bem como pelos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, MDIC/APEX-Brasil, Sebrae e Câmara Brasil-Alemanha. Em 2003 o Brasil fechou negócios da ordem de US$ 5,5 milhões, o que representou a venda de 8.800 toneladas de produtos.

