Rio de Janeiro – Com território de 851,487 milhões de hectares, o Brasil tem um total de 5.073.324 estabelecimentos agropecuários, que ocupam uma área total de 351,289 milhões de hectares, ou seja, cerca de 41% da área total do País. Em relação ao levantamento anterior, feito em 2006, houve aumento de 5,8% na área ocupada, apesar da redução de 102.312 propriedades rurais.
É o que revela o Censo Agropecuário 2017, que teve os resultados definitivos divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O gerente do censo, Antônio Florido, explica que houve aumento de grandes propriedades e também surgiram novos estabelecimentos em regiões de fronteira agrícola, como no Norte e Centro-Oeste do Brasil, enquanto diminuiu o número de estabelecimentos no Nordeste.
“No Nordeste houve redução de estabelecimentos e de área de lavoura. Pode ter sido ocasionado por envelhecimento do produtor e não substituição, pela seca que ocorreu no período antes do censo, foi uma seca muito forte, que fez com que as pessoas acabassem abandonando os seus estabelecimentos”, disse Florido.