São Paulo – O Brasil tem atualmente um total de 509 produtos com imposto de importação zerado, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (18) pelo governo federal. Tiveram a queda da taxa mais 118 produtos usados para o combate à pandemia do coronavírus, entre eles 80 medicamentos. O imposto foi reduzido por decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Entre os produtos com tarifa zerada estão substância como a prednisona, indicada para o tratamento de doenças endócrinas, osteomusculares, alérgicas e oftálmicas. Também estão na lista bateria chumbo-ácido, lopinavir, levosimendan, ritonavir, ribarivina, codeína, água estéril para injeção, solução injetável contendo glicose, solução contendo 3,5% de gelatina, solução contendo 12% de glicerina, solução de limpeza à base de ácido peracético, manta aquecedora convectiva de uso hospitalar, entre outros.
Além de reduzir as taxas de importação, também produtos essenciais para o enfrentamento do coronavírus tiveram redução a zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), foram simplificados despachos aduaneiros para importações, permitidas importações de alguns equipamentos usados para unidades de terapia intensiva, entre outras medidas.