São Paulo – O Brasil tem 52 marcas franqueadas no exterior. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), segundo reportagem publicada na Agência Sebrae de Notícias. No ano passado o segmento cresceu, dentro do próprio Brasil, 15,6% sobre o ano anterior, de acordo com a ABF. Foi o maior crescimento dos últimos sete anos, que rendeu às franquias R$ 46 bilhões.
“Somos um setor quase 100% formal e muito bem organizado. As empresas contam com verba para marketing, planejamento estratégico e metas de desempenho”, informa Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF. No Brasil, o número de redes passou de 1.013 em 2006 para 1.197 em 2007, uma variação de 18,2%. Levando-se em conta os últimos dois anos, o aumento das marcas brasileiras franqueadas foi superior a 23%.
Houve, ainda, um incremento no número de unidades franqueadas, passando de 62,5 mil para 65,5 mil em 2007, alta de 4,7%. Em 2007, o sistema de franchising criou 30 mil novos postos de trabalho, totalizando atualmente 594 mil empregos diretos. O desempenho está se refletindo também em 2008. Segundo Camargo, o crescimento no setor de franquias no segmento de alimentação, por exemplo, foi de 22%.
Há regiões do país onde a possibilidade de crescimento é maior. O Nordeste é um dos mercados mais promissores em para o setor de franquias, acredita Camargo. Terceira região do Brasil com maior número de franquias – perde apenas para o Sudeste e o Sul –, o Nordeste tem sido procurado principalmente pelos lançamentos de shoppings centers em cidades como Salvador, Recife e Fortaleza.
"A tendência são os franqueadores procurarem novos mercados no país, deixando o eixo Sul-Sudeste. Um dos fatores é o aumento do poder aquisitivo da população nessa região. Com mais dinheiro, o consumidor nordestino tem condições de adquirir marcas antes inacessíveis a determinados bolsos. E a marca é o fator mais importante das franquias. Anos atrás você não conseguia viabilizar um negócio deste tipo no Nordeste."
Segundo o diretor, apenas 11% das marcas com franquias no Brasil são estrangeiras. "Temos um alto grau de nacionalização. No México, 75% são marcas nacionais e na Espanha, 85%."
O setor de franquias terá em breve no mercado nacional seis novos produtos que ajudarão na escolha dos candidatos a franqueados e franqueadores. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a ABF desenvolveram palestras, cursos, cartilha e ferramentas de apoio aos novos interessados no segmento de franquias. Trata-se do Programa Sebrae Franquias.
Os novos produtos serão lançados durante a 17ª edição da ABF Franchising Expo, maior feira do setor da América Latina, que acontecerá nos dias 25 a 28 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. A feira contará com cerca de 230 marcas participantes em busca de empreendedores interessados em abrir um negócio próprio. Haverá ofertas para todos os gostos, bolsos e regiões do país.
*Com a Agência Sebrae de Notícias

