São Paulo – O Brasil tem cinco bancos entre os 25 maiores da América Latina e Estados Unidos pelo critério de valor de mercado, considerando as cotações das ações negociadas em bolsas de valores. O levantamento foi divulgado hoje (29) pela consultoria Economatica com base nos números de ontem do mercado.
Segundo a Economatica, o Bradesco é o maior banco da América Latina e ocupa a 9ª colocação na lista total. No final do ano passado, a instituição brasileira estava em 7° lugar. O Itaú, também do Brasil, está na 11ª posição, sendo que no final de 2007 ocupava a 8ª.
Já o Banco do Brasil ficou no 16º lugar, mas no final do ano passado estava na 12ª colocação. O Unibanco, por sua vez, ocupa a 24ª posição, tendo perdido oito em comparação com o ranking do final de 2007.
O único que cresceu na lista foi o braço brasileiro do Santander, que no final de 2007 estava em 19° e agora está em 15°. O crescimento foi ocasionado, segundo a Economatica, pela emissão de ações feita pelo banco para incorporar o ABN Real.

