São Paulo – O Brasil começou a trilhar o caminho de fornecedor do mercado halal há mais de 40 anos, conquistou amplo espaço em proteína animal e hoje está numa posição de protagonista na área. Contando a história do País com o halal, o presidente da certificadora Fambras Halal, Mohamed Zoghbi, fez seu discurso de abertura no 2º Global Halal Brazil Business Forum (GHB).
O evento ocorre nesta segunda-feira (23) e terça-feira (24), na capital paulista, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal como o grande espaço de debate e de networking do mercado halal, que é formado por produtos e serviços que seguem as exigências da religião islâmica e são consumidos por muçulmanos.
“A Fambras Halal tem muito orgulho de ter aberto o mercado islâmico para o Brasil há 44 anos. Esta é uma história intrinsicamente ligada à minha família, já que foi meu saudoso pai, Hajj Hussein Mohamed el Zoghbi, um libanês nascido em 1920, que esteve à frente da primeira exportação de frango halal do Brasil. Foram 650 toneladas enviadas para a Arábia Saudita e Kuwait”, relatou Zoghbi.
O presidente da Fambras Halal contou que a partir daquele fato, o volume exportado em proteína halal pelo Brasil cresceu vertiginosamente. “E nos colocou numa posição de protagonismo”, disse ele. Zoghbi conta que sendo o Brasil país de minoria islâmica, nem todos sabiam o que era halal, e esse conhecimento foi construído.
“O trabalho de divulgação sobre o potencial e as oportunidades desse mercado, um esforço de entidades como a nossa certificadora e a Câmara Árabe, por exemplo, fez com que a busca por informações mais técnicas e qualificadas aumentasse significativamente”, relatou. Zoghbi disse que programação do GHB é também uma resposta neste sentido e para saber como seguir atuando com o máximo de excelência, fortalecendo, inclusive, a confiança no produto brasileiro.
“Gostaria de acrescentar algo muito importante sobre o triste contexto global que está afetando todos nós, o conflito no Oriente Médio. Queremos que a paz prevaleça e que as vidas humanas sejam preservadas, algo sagrado para os muçulmanos e o Islã. Queremos que isso seja considerado acima de qualquer diferença. Este é um pedido constante em nossas orações, na esperança de que, para Deus, nada é impossível”, disse Zoghbi.
Painéis
O vice-presidente da Fambras Halal, Ali Zoghbi, falou sobre o tema do GHB: Inovação, tecnologia e sustentabilidade impulsionando negócios, e os painéis temáticos que ocorrem ao longo dos dois dias de evento. “Quem tem o selo halal tem meio caminho andado para o ESG em sua empresa”, afirmou Ali, comentando sobre o painel de sustentabilidade.
Segundo Ali, é importante aprender sobre o consumidor muçulmano, que em alguns anos será o maior mercado do mundo. Passando pelo tema da logística, Ali falou sobre a importância do halal para evitar contaminação cruzada. E sobre o painel de turismo, o vice-presidente da Fambras Halal citou o esforço pela cultura da paz, da inclusão. Você respeitar as diferenças é uma das premissas essenciais do Islã. Saber receber pessoas de religiões e de culturas diferentes tem que ser uma premissa dessa nação multiétnica que tem provavelmente em seu tecido social diverso o seu maior patrimônio”, disse.
Sobre o congresso técnico-científico, Ali falou que tiveram que escolher entre muitos trabalhos enviados. “Fiquei surpreso porque recebemos uma quantidade gigantesca de trabalhos, não imaginava que tanta gente nesse País estivesse pensando no halal. Temas muito importantes serão debatidos”, disse.
O GHB ocorre com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.
*Colaborou a repórter Bruna Garcia.