São Paulo – O Brasil acaba de concluir a maior safra de grãos da sua história. A informação foi divulgada hoje (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento da Conab indica uma colheita de 143,87 milhões de toneladas, 9,2% maior do que a anterior.
A colheita de milho alcançou 58,5 milhões de toneladas, 14% maior. A de soja ficou em 1,66 milhões de toneladas, 2,8% maior. A safra de trigo cresceu 71% para 3,82 milhões de toneladas. Os estados brasileiros que mais produziram foram Paraná, com 21,1% do total, seguido por Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.
O resultado deve impulsionar as exportações brasileiras. Até o final deste ano devem ser embarcadas 52,1 milhões de toneladas de milho, soja, feijão e algodão do Brasil para o exterior. Até julho, as exportações destes produtos já renderam ao país US$ 13,29 bilhões.
A área plantada com grãos no país também aumentou. Saiu de 46,21 milhões de hectares para 47,36 milhões de hectares. As culturas que mais tiveram crescimento na área plantada foram milho e soja, de acordo com informações divulgadas pela Conab. O volume da safra poderá será ainda maior com a colheita do milho safrinha do Nordeste, em conclusão neste mês.

