São Paulo – A demanda da comunidade muçulmana vem gerando aumento no número de estabelecimentos comerciais que servem e vendem comida halal no Brasil. No Centro Islâmico no Brasil, que emite a certificação para produtos feitos segundo as regras muçulmanas, há cerca de 20 restaurantes e açougues certificados para oferecer alimentos e carnes halal ao consumidor brasileiro. Eles estão localizados principalmente na capital paulista e na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, onde há grande concentração de seguidores da religião.
O secretário do Centro Islâmico no Brasil, Nasser Khazraji, afirma que há 30 anos existia apenas uma casa de carnes halal no País, em São Paulo. O aumento ocorreu principalmente entre os últimos dez e cinco anos, de acordo com o secretário. Há cinco anos eram cerca de dez os locais certificados, segundo Khazraji. Ele acredita que a comunidade islâmica ficou mais exigente e que a cultura do halal está também mais disseminada no País. Existem entre 1 milhão e 1,5 milhão de islâmicos no Brasil, segundo dado usado pelo Centro Islâmico no Brasil.
Há alguns estabelecimentos que abrem as portas, inclusive, já de olho nessa demanda. Foi o caso do restaurante Altanur, que funciona desde maio de 2013 no bairro do Brás. De propriedade da família libanesa Trad e sob o comando do chef Haidar Trad, ele foi inaugurado para suprir uma das necessidades da comunidade muçulmana. Os proprietários perceberam que havia demanda por restaurantes halal de qualidade na cidade de São Paulo. Com a propaganda que ocorreu de um cliente para outro, porém, hoje o local é bastante frequentado também por brasileiros não muçulmanos, segundo informações do restaurante.
Entre os estabelecimentos certificados pelo Centro Islâmicos no Brasil, alguns restaurantes e açougues são atendidos pela própria instituição, que fornece as carnes halal de frango e bovina. A instituição trabalha em parceria com frigoríficos e envia sua equipe até eles para fazer o abate. Outros estabelecimentos se encarregam eles próprios de fazer o abate halal, mas são treinados e supervisionados pelo Centro Islâmico.
A maioria dos locais que trabalha com halal oferece apenas esse tipo de carne e não a mistura com outra e nem vende carne suína. Para os que comercializam ou servem alimentos não halal e halal, o Centro Islâmico no Brasil oferece treinamento para que tudo seja bem separado. No caso dos açougues, é necessário ter freezers e câmaras frias para os dois tipos de carnes, facas que sejam usadas apenas para as do tipo halal, entre outros quesitos.
Para os restaurantes há também série de exigências para que sejam certificados como halal, como a proibição de servir bebidas alcoólicas e de utilizar vinho ou álcool como ingrediente das comidas. Precisa ser observado o uso de corantes e de aromas, entre outras necessidades. Os aromas, que são postos em doces, podem ser feitos com álcool. Os corantes, por exemplo, podem conter sangue de animais que não foram abatidos de forma halal.
No caso do abate também há várias regras a serem seguidas, mas entre as mais importantes estão que o sangrador precisa ser muçulmano, ele deve convocar o nome de Deus na hora da degola, consciente de que o bicho só está sendo morto para servir de alimentação e o animal deve estar com a face virada para Meca, cidade sagrada do islamismo.
O Centro Islâmico no Brasil divulga em seu site uma lista com as casas de carne e restaurantes do País que têm certificação pela instituição (veja link abaixo). Apesar de que São Paulo e Foz do Iguaçu concentram o maior número de unidades, outras cidades do Brasil também mantêm estabelecimentos com comida halal, como Brasília e Curitiba. A instituição certifica ainda as empresas brasileiras exportadoras de produtos halal para países com comunidades muçulmanas.
Centro Islâmico no Brasil
Açougues e restaurantes com certififcação halal:
http://alimentoshalal.com.br/pt-br/estabelecimentos-halal


