São Paulo – O Brasil terá uma das maiores delegações nos Jogos Mundiais Escolares ou ISF Gymnasiade, evento organizado pela Federação Internacional de Esportes Escolares (ISF, na sigla em inglês). Neste ano, as disputas serão realizadas em Manama, capital do Bahrein, entre 23 e 31 de outubro. De acordo com o boletim mais recente da organização do evento, divulgado na segunda-feira (23), serão 246 atletas brasileiros até 18 anos, em uma delegação que será formada por 342 participantes entre competidores, técnicos e árbitros.
A maior delegação será a do país-sede, com 385 atletas. O time brasileiro é superior, em número de competidores, a Estados Unidos, Índia, China, Índia, Azerbaijão, México, Romênia, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos, outros países com delegações acima de cem atletas. Argélia, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbia, Marrocos, Omã, Catar e Iêmen terão competidores no evento. A delegação da Arábia Saudita também se destaca pelo tamanho: 243 atletas e 344 participantes no total.
Competições locais selecionaram atletas do Brasil
Esta edição dos jogos terá disputas em 26 modalidades, entre elas competições tradicionais de jogos olímpicos, como natação, atletismo, vôlei de praia e judô, e outras específicas desta disputa, como xadrez e padel, esporte similar ao tênis.
Alguns dos esportes em que o Brasil terá representantes são o basquete 3×3, Wrestling (luta olímpica), atletismo, judô, natação, tiro com arco, ginásticas, dança esportiva, esgrima, tênis de mesa, badminton e vôlei de praia, entre outros. Haverá também competições paralímpicas de judô, natação e atletismo. Os atletas participaram de competições e seletivas estaduais para obter a classificação para o torneio no país árabe.
Leia também:
Visita parlamentar reforça laços Brasil-Bahrein