São Paulo – Uma delegação com formada por 327 representantes de 230 indústrias e instituições brasileiras inicia neste sábado (13) uma agenda de compromissos voltados à geração de negócios nos Emirados Árabes Unidos. A missão é liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem programação no país até o dia 19 de novembro. Segundo a CNI, é a maior missão comercial já realizada a um país árabe. Entre os integrantes da delegação brasileira, 77% são CEOs ou donos de indústrias.
O grupo estará no país em alguns dos mesmos dias que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que terá missão oficial aos Emirados nos dias 14 e 15 de novembro. Dia 15 é Dia do Brasil na Expo 2020 Dubai, exposição universal que ocorre em Dubai e na qual o Brasil participa com um pavilhão. Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade (foto acima), por reunir autoridades e lideranças empresariais de diversas partes do mundo, a exposição é ambiente propício ao estreitamento de contatos entre o setor privado e para se conhecer melhor o mercado local.
A delegação terá rodadas de prospecção de negócios, networking empresarial, visitas técnicas e ações para busca de oportunidades de investimentos. Na programação estão dois seminários, um no dia 14, “Como fazer negócios com os Emirados Árabes Unidos”, no Hotel The Ritz-Carlton DIFC, com a presença do ex-presidente do Brasil, Michel Temer, e outro no dia 15, “Invest in Brazil Forum”, no mesmo hotel, com presença de Bolsonaro.
A viagem é realizada pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pelo pavilhão brasileiro na Expo 2020 Dubai, e tem apoio da Dubai Chamber e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e o diretor do escritório da instituição em Dubai, Rafael Solimeo, falam no seminário do dia 14.