São Paulo – O escritório de representação do Brasil em Ramallah, na Palestina, terá um novo titular: Oswaldo Biato Júnior assumirá o posto no lugar de Alessandro Candeas. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (19) e assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O nome de Oswaldo Biato Júnior contou com a anuência da Palestina no início de julho, conforme anunciado na ocasião pelo Ministério das Relações Exteriores. Ele foi embaixador do Brasil no Cazaquistão, acumulando as representações no Quirguistão e no Turcomenistão entre 2011 e 2013. Também representou o Brasil na Ucrânia e Moldova entre 2016 e 2020 e, atualmente, é o embaixador do Brasil na Geórgia.
No país europeu, Biato Júnior será substituído por Carlos Ceglia, que atualmente representa o Brasil em Ancara, na Turquia. Em despacho desta terça-feira (20) no DOU, Lula encaminha as nomeações de Ceglia e de Felipe Santarosa, que será embaixador no Suriname, para apreciação do Senado Federal. Os indicados a ocupar embaixadas sempre são sabatinados pelo Senado antes de assumirem seus postos no exterior.
Exportações para a Palestina cresceram
Candeas assumiu a chefia do escritório do Brasil em Ramallah no final de 2020 e revelou à ANBA, em abril do ano seguinte, que tinha o desejo de ampliar as trocas comerciais entre os dois países para além da ajuda humanitária. Em 2023, as exportações do Brasil para a Palestina alcançaram um dos melhores resultados da história, afirmou o o diplomata, em artigo publicado pela ANBA. Em julho deste ano, o Brasil ratificou o acordo de livre comércio da Palestina com o Mercosul.
Candeas foi indicado por Lula a assumir o consulado-geral do Brasil em Lisboa, em Portugal. Wladimir Valler Filho, que hoje está neste posto, vai liderar o consulado-geral do Brasil em Hong Kong.
Leia também:
Palestina-Mercosul: aguardadas mais ratificações