Da redação
São Paulo – A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e o Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos do Estado de São Paulo (SindiVidro) assinaram ontem (09) um convênio que tem como objetivo incentivar as vendas externas do setor de vidros. Com o acordo serão investidos R$ 2,7 milhões na capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação, na criação de uma marca para identificar o produto nacional e na participação de fabricantes em feiras e missões internacionais.
A idéia, segundo informações da Apex, é aumentar as vendas de produtos de vidro para mercados considerados "estratégicos", como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Estados Unidos, México, Canadá, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Japão, Índia, África do Sul e Arábia Saudita.
Com o incentivo espera-se que as exportações do segmento ultrapassem os US$ 22,3 milhões este ano (6,5% a mais do que em 2003), cheguem a US$ 24 milhões em 2005 e a US$ 26,2 milhões em 2006.
Inicialmente 10 empresas de São Paulo e Minas Gerais vão fazer parte do projeto, mas está prevista a inclusão de mais 20 companhias de Minas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina até 2006. Com o programa espera-se criar 720 empregos diretos e 2,8 mil indiretos.

