Marina Sarruf
São Paulo – O folclore, a música e o artesanato brasileiros vão ser apresentados a partir de amanhã (01) na Global Village, mostra cultural que ocorre nos Emirados Árabes Unidos dentro do Dubai Shopping Festival, o maior período de liquidações e promoções de atrações turísticas do Oriente Médio. O Brasil participa pela primeira vez da mostra na tentativa de atrair turistas da região para o país.
A Global Village ocorre anualmente e reúne cerca de 40 países participantes. "A idéia de participar do evento é mostrar que o Brasil é um país rico e alegre para os visitantes", afirmou o gerente de desenvolvimento de mercado da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Ely Dawly.
O Brasil terá um espaço de 70 metros quadrados, no qual vão ser apresentadas danças típicas do país, como samba, frevo e capoeira. Serão feitos quatro shows diferentes por dia, com duração de quinze minutos cada, até o dia 15 de março.
A participação brasileira no evento ocorre por meio de um convênio entre a CCAB e o Ministério do Turismo. Os dois órgãos enviaram representantes para organizar as atividades e dar informações sobre o turismo e a cultura brasileiros.
Além dos shows, o pavilhão vai contar com 16 painéis de fotos dos principais pontos turísticos do Brasil e um telão, que passará um vídeo institucional sobre o turismo no país. "Vamos levar para o evento o folclore, a música e o artesanato brasileiro. A Global Village é um evento multicultural", afirmou Michel Alaby, secretário-geral da CCAB.
O Dubai Shopping Festival ocorre no período de 12 de janeiro a 31 de março, quando as lojas e shoppings da cidade de Dubai entram em promoção para atrair milhares de turistas e compradores. O festival é considerado uma das maiores celebrações de consumo no mundo. "O fluxo de pessoas da região do Golfo a Dubai é muito grande nesse período. As pessoas vão para o festival para comprar, se divertir e comer", disse Alaby.
É no mesmo período que ocorre a Global Village, que foi criada em 1996 e é considerada, pelos organizadores do Dubai Shopping Festival, uma das principais atrações. No ano passado, o evento atraiu 5,2 milhões de visitantes em 32 dias e contou com 38 pavilhões de 35 países, segundo informações do site oficial da feira. Este ano, o encontro conta com cerca de 54 restaurantes e 75 quiosques das mais variadas cozinhas do mundo. Além disso, o local oferece uma área de lazer com jogos e brinquedos eletrônicos e um parque de diversões.
As principais atrações do evento são os pavilhões decorados, onde os visitantes podem comer e comprar artesanato típico de cada país. Além disso serão realizados shows de fogos de artifício e de dança.
Meta
A meta do Ministério do Turismo é chegar a 2007 com um movimento de 9 milhões de visitantes estrangeiros por ano. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Brasil recebeu cerca de 4,09 milhões de turistas em 2003, sendo 34,82 mil do Oriente Médio.
Os números relativos a 2004 ainda não foram fechados, mas a previsão da Embratur era que entrassem 4,6 milhões de turistas no país, um crescimento de 12,5% em relação a 2003. O balanço oficial do turismo de 2004 no país será divulgado no segundo semestre desse ano.
Contato
Global Village
www.globalvillage.ae