São Paulo – Empresas brasileiras vão apresentar projetos de investimentos na missão comercial que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vai promover ao mundo árabe no final de novembro. O tema foi discutido nesta quinta-feira (28) em encontro de empresários e organizadores, na Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
De manhã, a reunião foi com companhias da área de infraestrutura e, à tarde, o foco foi no agronegócio. Empresas e entidades como a Tiba Agro, Horus, SLC LandCo, Vision, Aprosoja e DGA vão mostrar aos árabes as oportunidades que oferecem no ramo agropecuário. Dos cerca de 100 integrantes da missão, 25 vão em busca de investimentos, segundo o coordenador da área na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Os projetos dessas empresas contemplam vários elos da cadeia do agronegócio, do plantio, passando pela industrialização e até a logística. O portfólio inclui oportunidades nas áreas imobiliária, de grãos, lácteos, armazenagem, transportes, tecnologia agropecuária, entre outras. Existem também diferentes modos da participação do investidor, desde financiador a sócio do negócio.
A delegação vai passar pela Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait e será liderada pelo ministro Miguel Jorge. Essa será a quarta missão promovida por ele ao mundo árabe.
Empresas e fundos desses países já têm negócios com o Brasil na área agrícola, como importadores ou investidores. É o caso de fundos soberanos de nações do Golfo, que investem no exterior para garantir o abastecimento doméstico de alimentos. Na Síria, existem empreendimentos na área de açúcar que tiveram a participação de companhias brasileiras.
O gerente de desenvolvimento de mercado da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, fez uma apresentação sobre os países árabes. Ele ressaltou que o setor de alimentos é o que tem maior potencial de negócios, mas que a participação brasileira ainda é pequena. Solano destacou ainda que as nações que serão visitadas na missão devem investir US$ 28 bilhões no exterior até 2013.
Participaram da reunião também, representantes do MDIC, do Ministério da Agricultura e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).