Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Um grupo de 11 empresas brasileiras de calçados vai buscar mercado para os seus produtos no Oriente Médio no começo próximo ano. Elas vão participar da Expo Riva Middle East, feira do setor que ocorrerá em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 17 e 19 de fevereiro. A participação das companhias nacionais é uma iniciativa do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações do segmento levado adiante pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
De acordo com a assessora de Marketing do Brazilian Footwear, Juliana Kauer, esta é a primeira vez que as empresas brasileiras participam de uma feira de calçados nos Emirados. O estande será coletivo, com 144 metros quadrados. As 11 empresas brasileiras vão apresentar 13 marcas. Segundo Juliana, um dos fatores que motivou a participação na mostra foi o fato de os Emirados e o mercado árabe como um todo não terem muitas indústrias de calçados.
De acordo com a Abicalçados, o objetivo da participação na mostra é estreitar relações comerciais com toda a região, incluindo países como Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Bahrein e Omã, além dos próprios Emirados. Juliana afirma que a expectativa é de que sejam feitos contatos que rendam exportações futuras. O Brazilian Footwear soube da mostra por meio da Riva Del Garda Fiericongressi, promotora de feiras que realiza a Expo Riva Schuh, mostra italiana na qual o Brasil costuma participar. Esta será a primeira edição da Expo Riva Middle East.
A maioria das expositoras brasileiras é de médio porte. Há entre elas uma fábrica de calçados infantis, a Bibi, duas de masculinos, a Sapatoterapia e a Freeway. As demais são marcas de calçados femininos: Stéphanie Classic, Werner, Malu Super Confort, Território Nacional, Biondini, Ferrucci, Lótus, Sagga, Divietto e Cecconello. Os Emirados já importam calçados brasileiros, segundo a Abicalçados, mas os volumes ainda não são muito significativos. Entre janeiro e outubro, segundo dados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, os Emirados importaram 904 mil pares do Brasil, o que rendeu receita de US$ 11,2 milhões.
Segundo dados da Riva Del Garda Fiericongressi, o consumo per capita de calçados nos Emirados é de quatro a cinco pares e os sapatos de couro representam metade do consumo. Há expectativa, de acordo com pesquisa da promotora da feira, de que o comércio de calçados aumente no Golfo como um todo já que a região deve construir um total de 14 milhões de metros quadrados em lojas de varejo nos próximos cinco anos. Nos Emirados, segundo a Riva Del Garda Fiericongressi, 30% dos calçados consumidos são femininos, 30% masculinos e 40% infantis.

