Isaura Daniel
São Paulo – O Marrocos é um dos mercados para os quais o Brasil pretender vender mais carne bovina. A nação árabe, que fica no Norte da África, faz parte da lista dos países nos quais a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex) vão promover a carne bovina brasileira. Um acordo assinado ontem (17) entre a Abiec e a Apex, em São Paulo, prevê investimentos de R$ 7,8 milhões na divulgação do produto no exterior até maio de 2008.
"O Marrocos tem um mercado de carnes muito interessante. Além da população, que come muita ovelha e frango e que está consumindo cada vez mais carne bovina, há os restaurantes e hotéis que oferecem carne bovina para os turistas", diz o presidente da Abiec, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. O Brasil vende um volume muito pequeno de carne bovina para o Marrocos. Em junho, foram exportados quatro mil quilos de carne processada, segundo dados da Abiec.
O projeto da Apex e Abiec tem como foco também promover as exportações de carne bovina em outros novos mercados: China, Indonésia e Malásia, na Ásia, e África do Sul. "Esses mercados estão crescendo. Os países emergentes estão ampliando muito o consumo de carne", afirmou Pratini. Também países que fazem compras regulares de carnes do Brasil, na União Européia, Leste Europeu, Oriente Médio e América do Sul, serão alvos da promoção. Entre eles estão os árabes Argélia e Líbano.
Na Argélia já foi feito, neste ano, um workshop sobre a carne bovina brasileira seguido de churrasco para empresários. O mesmo deve ser feito no Líbano e Marrocos até 2008. "Os mercados árabes são muito importantes para nós", afirmou o presidente da Apex, Juan Quirós. A Argélia é o segundo país no ranking de importadores árabes de carne bovina brasileira. O país comprou 27 mil toneladas do produto em junho. O Líbano comprou 1,9 mil toneladas e é o quinto da lista entre os árabes.
O objetivo do projeto é elevar para US$ 3,8 bilhões as exportações de carne bovina do Brasil ao final de 2008, principalmente com a venda de carnes de maior valor agregado. No ano passado, as exportações do setor alcançaram US$ 3,1 bilhões. Neste ano, apesar dos embargos que o país sofreu em função de focos de febre aftosa registrados no Mato Grosso do Sul e Paraná, a previsão de crescimento das vendas é de 5%.
Promoção
As ações da Apex e Abiec para promover as exportações serão a participação em oito feiras internacionais do setor, a realização de oito workshops e quatro projetos de imagem, que são o convite a jornalistas de outros países para que venham ao Brasil conhecer o setor de carnes, desde a pecuária até a industrialização das carnes e o setor portuário.
Nos workshops normalmente importadores locais recebem palestras técnicas sobre a carne bovina nacional, são convidados para um churrasco e participam de rodadas de negócios com brasileiros. Tanto nas feiras, como nos workshops, é destacada a maneira como o Brasil cria o seu rebanho: no pasto.
A Apex e a Abiec já assinaram outros dois convênios anteriores pelo qual fizeram ações semelhantes. Na parceria que vigorou de abril de 2004 a dezembro de 2005 foram investidos R$ 4,2 milhões em ações promocionais da carne bovina nacional no exterior.

