Alexandre Rocha
São Paulo – A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e o consórcio Union Trading Brasil vão promover, no exterior, a venda de máquinas, equipamentos, matérias-primas e insumos para a fabricação de sorvetes. O convênio entre as duas entidades, assinado no final da semana passada, prevê um investimento de R$ 2 milhões e tem Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como um dos mercados alvo.
"Existem mercados para este setor em todo o mundo, mas como o clima nos Emirados é quente e seco, trata-se, potencialmente, de um mercado maior", disse o coordenador do projeto na Apex, Cláudio Borges. Segundo ele, está prevista, para o futuro próximo, a participação de empresas do segmento em uma feira em Dubai.
Com o projeto, que envolve também estratégias para conquistar compradores nos Estados Unidos, México, Bolívia, Argentina, Chile, Espanha, Portugal, Itália, China e Angola, a Apex e o Union Trading Brasil, formado por nove empresas de pequeno porte, esperam exportar o equivalente a US$ 5 milhões em produtos no biênio de 2005 e 2006 e gerar 530 novos empregos diretos e indiretos.
"Isoladamente as empresas pequenas não teriam condições de abordar o mercado exterior, mas com o consórcio elas ganham em escala para exportar", disse Borges. Pelo convênio, as companhias poderão vender desde um único item, até uma fábrica completa de sorvetes ou picolés.
As empresas que fazem parte do consórcio produzem equipamentos industriais para a fabricação, dosagem e embalagem de sorvetes, formas para picolés, carrinhos para venda no varejo, palitos de madeira, matérias-primas e material de embalagem.
O projeto terá início em setembro e uma duração de 24 meses. Espera-se que, durante a execução, outras empresas se juntem ao consórcio.
Numa primeira etapa, haverá um programa de capacitação e treinamento dentro das companhias para adequá-las às exigências do comércio exterior. Depois virá a fase de promoção comercial em si, com, por exemplo, a organização de missões e participações em feiras.

