Da redação
São Paulo – A Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) assinam hoje (23) à tarde, em São Paulo, um convênio para incentivar as exportações de produtos e serviços do setor. O projeto, que vai contar com um investimento de R$ 4 milhões, terá como um de seus principais alvos o mercado árabe.
Segundo informações do site da Abrava, já estão previstas a realização de estudos de prospecção dos mercados dos Emirados Árabes Unidos, Líbano e Arábia Saudita no segundo semestre do próximo ano; a realização de missões comerciais aos mesmo países em agosto de 2005; e a participação do setor na 8ª edição da Aircon/Coolsys, feira do segmento que vai ocorrer na Arábia Saudita em fevereiro de 2006.
No primeiro estágio do projeto, 20 empresas de pequeno porte serão municiadas com informações estratégicas sobre o mercado internacional, cursos de capacitação, apoio para a participação em feiras e missões, entre outras ações. Até o final do ano, outras 12 companhias serão integradas ao programa.
Na avaliação do presidente da Apex, Juan Quirós, existe potencial para a entrada dos produtos brasileiros em praticamente todos os países do mundo. O foco principal do programa, porém, serão os chamados mercados alternativos e a América Latina.
Há, por exemplo, a previsão de realização de estudos de prospecção de mercados e missões comerciais na Argentina, Uruguai, Venezuela, Chile e Peru já no próximo mês.
Outros eventos
Mas os países desenvolvidos não vão ficar de fora. O projeto prevê a participação de representantes em feiras na Alemanha (outubro de 2004), Flórida (fevereiro de 2005), Espanha (fevereiro de 2005) e Itália (abril de 2005).
Serão promovidos também projetos compradores, que consistem na vinda de importadores estrangeiros para o Brasil para fazer negócios com as empresas nacionais. Eles serão realizados durante a Feira da Indústria da Construção (Feicon), em abril do próximo ano, e na 14ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar (Febrava). Ambas serão organizadas em São Paulo.
Além das vendas externas de equipamentos, um dos objetivos principais do programa é incentivar as exportações de serviços ligados ao setor, como instalação, manutenção e assistência técnica em geral.
De acordo com informações da Apex, o setor, representado por cerca de 3 mil empresas, movimenta no Brasil R$ 9,5 bilhões por ano. A maior participação é dos segmentos de ar-condicionado e refrigeração.

