São Paulo – Seis fabricantes brasileiras do setor de doces vão participar no final de semana do evento Sabores do Brasil, em Dubai, com o objetivo de divulgar a marca na região e aumentar as vendas para o mercado árabe. O evento é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O Brasil é atualmente o quarto maior produtor mundial de chocolates e balas e conta com 57 das maiores companhias de chocolates, balas, confeitos e gomas de mascar do continente americano. Os doces brasileiros são embarcados para 142 países, sendo Emirados Árabes, Iêmen, Líbano, Líbia e Egito os principais destinos do mercado árabe. No evento Sabores do Brasil, importadores árabes vão conhecer mais sobre o setor de alimentos brasileiro e terão encontros de negócios com 40 empresas.
No ano passado, as exportações brasileiras do setor para o mundo árabe somaram US$ 6,85 milhões, o que representou um crescimento de 19% em relação a 2007. Os principais produtos embarcados foram bombons, balas carameladas, gomas de mascar e chocolates. Uma das empresas que aposta no potencial do mercado árabe é a Florestal, que exporta para 70 países. “Acreditamos muito nesse mercado, tanto que vamos para Dubai. É um mercado que já comprou muito e tem comprado bastante. Consideramos bem promissor”, afirmou o gerente de exportação da empresa, Maurício Weiand.
De acordo com ele, cerca de 25% da produção da Florestal é destinada ao mercado externo, sendo os países africanos os maiores destinos. A empresa, que costuma participar dos principais eventos do setor no exterior, vai pela primeira vez para ao Oriente Médio. “Vamos em busca de novas parcerias, fixação da marca e aprender mais sobre o mercado”, disse Weiand. Com sede em Lajeado, no Rio Grande do Sul, a companhia produz entre 160 e 170 toneladas por dia de balas.
Além da Florestal, também participam do evento da Apex as empresas Dori, Embaré, Harald, Riclan e Docile. Esta última ainda vai participar da Gulfood, feira de alimentos, que será realizada de 23 a 26. A empresa é uma das 14 companhias que estarão no estande brasileiro organizado pelo do Ministério da Agricultura em parceria com a Câmara Árabe.
No evento Sabores do Brasil também vão participar empresas dos setores de carne, biscoitos, café, laticínios, frutas, orgânicos e vinhos.

