Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Brasil vai sediar, nos dias 8 e 9 de julho, no Rio de Janeiro, o 10° Congresso Anual da International Corporate Governance Network (ICGN), considerado o mais importante evento sobre governança corporativa do mundo. O encontro se realiza em um país diferente a cada ano e esta será a primeira vez que ocorrerá na América Latina.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para fazer a palestra de abertura dos trabalhos. O congresso vai reunir presidentes e altos executivos das maiores empresas internacionais, representantes de órgãos reguladores, políticos e especialistas em governança corporativa, que vão ouvir durante dois dias 50 palestrantes de 16 países sobre o tema.
A ICGN reúne os principais fundos de pensão e investimentos do mundo, que respondem pela movimentação de ativos no total de US$ 10 trilhões. O Brasil será representado pelo presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), Sérgio Ricardo Silva Rosa.
Durante o congresso, serão debatidos o envolvimento dos órgãos reguladores, a questão das dinastias familiares, a governança corporativa em empresas estatais e no continente latino, entre outros assuntos. Serão apresentadas ainda as estratégias adotadas pela companhia norte-americana Worldcom para recuperar a confiança dos acionistas.
A governança corporativa pode ser entendida como o sistema que engloba todas as relações econômicas entre sócios de uma mesma empresa, as relações econômicas entre esses sócios e suas empresas e a forma como esses sócios administram as suas empresas.

