São Paulo – O governo brasileiro recriou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MoWBR), iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura que tem por objetivo salvaguardar a memória coletiva da humanidade e garantir o acesso a esse patrimônio.
A cerimônia de assinatura da portaria que recriou o comitê ocorreu na quarta-feira (18), em Brasília, com a participação dos envolvidos, que são o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Cultura (MinC). O comitê terá comissão consultiva formada exclusivamente por representantes da sociedade civil.
Criado em 1992, o MoW visa assegurar a preservação de documentos com significado mundial, auxiliar o acesso universal a esses documentos e aumentar a conscientização sobre sua existência e importância. A criação do movimento se deu após a destruição da biblioteca pública de Saravejo na Guerra da Bósnia. Atualmente, mais de 70 países participam do programa e trabalham em colaboração neste sentido.
As informações são do MGI.
Leia também:
Ras Al Khaimah vai celebrar a cultura brasileira