Brasília – A Petrobras informou nesta quinta-feira (18) que a partir do ano que vem a produção de petróleo no Brasil voltará a atingir a autossuficiência volumétrica, ou seja, volumes iguais de petróleo produzido e de derivados consumidos, contando a produção da estatal, de seus parceiros e de outras empresas produtoras. Segundo a empresa, a autossuficiência em petróleo tinha sido atingida em 2006, mas, entre 2007 e 2012, a demanda por derivados cresceu 4,9%, enquanto a produção aumentou 3,4%.
A curva de produção da Petrobras no Brasil apresentará crescimento contínuo até atingir a meta estabelecida pelo Plano de Negócios e Gestão 2013-2017, que é 2,5 milhões de barris por dia em 2016, de 2,75 milhões em 2017 e de 4,2 milhões em 2020.
Em 2020, a Petrobras estima que terá capacidade de refinar 3,6 milhões de barris por dia, enquanto o consumo deverá ficar em torno de 3,4 milhões de barris diários. “A produção brasileira de petróleo passará, então, a superar a produção de derivados, o que também dará ao país a autossuficiência em derivados”, afirma a empresa, em nota.
Em fevereiro a produção total de petróleo e gás da companhia atingiu 2,4 milhões de barris de óleo equivalente, somando a parcela que vem das empresas parceiras. Houve queda de 1,7% sobre janeiro. Se for somado o total produzido no exterior, o volume chega a 2,5 milhões de barris equivalentes. A produção exclusiva de petróleo da empresa somou em fevereiro foi de 1,97 milhão de barris diários, levando em conta também a produção de parceiros.
* Com informações da redação


