Isaura Daniel
São Paulo – A Corgett, fábrica paulista de semijóias, abriu quiosques de vendas em dois shopping centers em Amã, capital da Jordânia. A medida faz parte de uma estratégia maior de inserção dos produtos da indústria, que tem sede em Santo André, na Grande São Paulo, no mercado árabe. A Corgett inaugurou, no mês de setembro, um escritório para distribuir seus produtos na Jordânia e arredores. Os quiosques foram abertos no final do mês de novembro.
De acordo com o diretor comercial da Corgett, Donizete Panzarini, a empresa pretende divulgar as semijóias, que são folheadas em ouro e prata, junto ao consumidor final por meio dos quiosques. O produto, segundo Panzarini, não é muito popular em meio aos árabes, que conhecem apenas as jóias em ouro e prata ou então as bijuterias. A empresa espera que o maior conhecimento do público também facilite o trabalho junto aos lojistas.
Panzarini afirma que o trabalho inicial é difícil, mas que a empresa já esperava por isso e que o ano de 2007 deve ser promissor para o projeto na Jordânia. O escritório foi aberto em Amã em parceria com um empresário local. Por enquanto, além dos quiosques, os produtos estão sendo vendidos a distribuidores. A Corgett também pretende vender as semijóias pelo sistema porta a porta, mas isso deve começar a ser feito apenas no ano que vem, segundo o diretor comercial da empresa.
Por enquanto trabalham na base da Corgett na Jordânia quatro pessoas. A intenção é expandir as operações em 2007. A Corgett também pretendia vender outros tipos de produtos brasileiros por meio do escritório, mas por enquanto isso não está ocorrendo. A empresa está, no entanto, intermediando a venda de utensílios domésticos da China e também de aditivo para gasolina do Canadá. Os contatos com os canadenses e chineses foram feitos por meio do escritório da Corgett no Panamá, onde a empresa já está há quatro anos e onde tem vários contatos com profissionais de comércio exterior de outros países.
A Corgett fabrica cerca de 500 quilos de semijóias por mês. As peças são vendidas no Brasil e também na África, América Central, outros países da América do Sul, além do Leste Europeu. As exportações respondem por 90% da produção da Corgett. A empresa foi fundada em 1995 por Panzarini na cidade de São Paulo. Em 1999 a fábrica foi transferida para o município de Santo André, onde está até hoje.

