Isaura Daniel
São Paulo – A designer brasileira Carmem Salerno encontra no Marrocos a inspiração para criar colares, brincos, anéis e pulseiras. Carmem, moradora de Niterói, no Rio de Janeiro, produz semijóias que reproduzem o estilo marroquino e têm matéria-prima do país árabe. As peças feitas pela fluminense possuem fecho e detalhes em prata marroquina, famosa por sua pureza. Elas são vendidas com a marca Annbar. No idioma árabe, anbar é um tipo de essência de perfume.
Tudo começou com a paixão da designer pela cultura oriental, especialmente a marroquina. "No meu pulso tenho lua e estrela (tatuadas), a sala da minha casa tem decoração marroquina", diz Carmem. A lua crescente e a estrelas são usadas como símbolo do Islã, religião predominante no Marrocos e na maioria dos demais países árabes. A empresária, no entanto, não é muçulmana e nem tem descendência árabe.
Até 1999 Carmem trabalhava como publicitária. Com a crise do mercado nacional de publicidade, no final dos anos 1990, porém, ela resolveu se dedicar à criação de semijóias e casou o trabalho com a sua paixão pela cultura longínqua. "Comecei a fazer coleções para joalherias", conta. Hoje a Annbar tem capacidade para produzir até 1,5 mil semijóias por mês. As peças são criadas por Carmem, que conta com uma ajudante para a confecção delas e também terceiriza o trabalho quando necessário.
As peças da designer são vendidas para joalherias do mercado nacional e também exportadas por meio do site da Annbar. Já foram feitas vendas esporádicas para os Estados Unidos. Carmem também tem um cliente jordaniano que compra os seus produtos sempre que vem ao Brasil visitar parentes. A intenção da empresária é vender também para os demais países árabes.
A prata marroquina usada nas peças é importada de uma trading de Los Angeles, nos Estados Unidos. Além da matéria-prima, o exotismo do Marrocos está presente nas peças. A designer viajou ao país árabe há cerca de quatro anos para conhecer melhor a cultura local. "Fiquei 15 dias para pesquisar, fiquei encantada", diz.
Carmem produz também peças de estilo indiano e brasileiro. Colares em osso indiano, por exemplo, fazem parte da coleção indiana. Para a produção das semijóias são usadas pedras lapidadas brasileiras, pedras indianas, pérola barroca, além dos fechos e detalhes em prata marroquina. Os preços são variados. Um colar em osso indiano, por exemplo, e com acabamento em prata marroquina, custa R$ 94. Um colar em coral, também com acabamento em prata marroquina, sai por R$ 246.
Contato
Annbar
Telefone: +55 (21) 2711-1018
Site: www.annbar.com.br
E-mail: annbar@annbar.com.br

