São Paulo – A brasileira Vanusia Nogueira (foto acima) foi escolhida como diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), após decisão dos países integrantes do organismo na 131ª Sessão do Conselho Internacional do Café, nos dias 9 e 10 de fevereiro. Segundo material divulgado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a candidatura teve apoio dos setores público e privado do Brasil, e da diplomacia nacional.
Como diretora da BSCA, Nogueira promoveu os cafés do País no Brasil e exterior. Ela conduziu os trabalhos para a implementação, em 2008, do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, uma parceria da BSCA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promoção externa do café brasileiro.
Eleita, Nogueira se disse ciente do grande desafio assumido, de conduzir a reestruturação e a modernização da OIC, o que envolverá a apresentação de um novo direcionamento para toda a cafeicultura global. Ela é filha e neta de produtores e comercializadores de café, e tem doutorado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina), além de uma série de outros títulos.