São Paulo – Atualmente com 30 anos, Camila Rocha (foto acima) já tinha uma carreira consolidada como consultora de imagem quando foi chamada para palestrar na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.
“O primeiro convite que eu recebi veio no final de 2021, mas por conta de agenda não pude comparecer ao evento. Em 2022, me convidaram novamente e não pude dizer não. Eles queriam a minha presença porque gostaram do meu estilo de trabalho. Eu não coloco rótulos nos meus clientes”, relembra a brasileira.
Em março do ano passado, a brasileira chegou em Dubai para falar em um evento, que foi extensão da exposição universal Expo 2020 Dubai. Através das conexões que fez neste momento, a profissional começou a fazer consultoria de imagem para clientes árabes.
Desde a primeira vez que esteve em solo árabe, Camila conta que se adaptou rapidamente. As roupas, comida e clima, nada foi um desafio para a consultora de imagem enfrentar. Depois da visita, as consultorias deram tão certo que os negócios atravessaram fronteiras chegando ao Catar.
“Gostei tanto do Catar que acabei mudando para cá este ano. Quando estou vestida com as roupas típicas daqui, até os catarenses acham que sou nativa. Por aqui falo inglês, mas quero muito, em um futuro próximo, aprender o árabe”, diz a brasileira. “Para atender as necessidades das nativas, que não usam roupas curtas ou decotes, tive que adaptar o que sei e aprender novas técnicas de consultoria.”
Apesar de hoje também já atender clientes do Líbano e Arábia Saudita, o objetivo da empresária para 2024 é fortalecer os negócios que tem com os estrangeiros e os árabes que vivem no Catar e nos Emirados. “Esses dois países servem como porta de entrada para outros países do Oriente Médio. Então, acredito que depois deles, a proliferação da minha marca vai acontecer de forma natural.”
Mais do que mudar o estilo das roupas, Camila trabalha com o objetivo de facilitar a vida de homens e mulheres bem-sucedidos ou que estão crescendo na carreira.
“É muito comum que meus clientes, que são muito inteligentes e competentes, não pararem para dar atenção à aparência ou não terem muita noção do que fica bom neles. Depois da minha consultoria, eles aprendem, por exemplo, que podem comprar menos com mais qualidade e param de perder tempo se arrumando, porém sem deixar de usar itens que fazem parte do seu estilo pessoal”, conta Camila.
Através da consultoria o cliente se transforma em sua melhor versão nos três pilares mais importantes de sua vida: social, profissional e pessoal. “No começo, o cliente responde um questionamento extenso sobre qual é seu estilo. Depois faço uma análise no guarda-roupa, vejo o que pode continuar sendo usado, o que precisa de conserto e o que não combina”, afirma. Após alguns testes, inclusive de colorismo (em que se detecta que cores caem melhor e combinam mais com determinada pessoa), Camila ajuda o cliente na compra de novas peças.
Além da roupa, é comum que a cliente mude a forma de se maquiar e passe a deixar a barba crescer, por exemplo. Em algumas situações, dependendo do objetivo final da pessoa, intervenções cirúrgicas são indicadas pela profissional.
Mudando a imagem dos clientes
Nascida e criada em Vicentina, uma cidade com cerca de seis mil habitantes localizada no interior do estado de Mato Grosso do Sul, Camila não teve acesso a revistas de moda por muitos anos. Mesmo assim, a arte fazia parte da sua vida desde a infância.
“Desde de muito pequena, sempre gostei muito de desenhar. Quando cresci um pouco, aprendi a usar a máquina de costura da minha avó. No início gostava de fazer vestidos para as minhas bonecas, quando me tornei adolescente fazia roupas para mim. Também me divertia ajudando as minhas primas a escolherem roupas para sair.”
Ao se formar no ensino médio, a jovem conseguiu uma vaga para trabalhar em um banco da cidade. Com objetivo de passar uma imagem de alguém confiável, Camila mudou o seu estilo de roupas. A escolha da faculdade foi influenciada pela família, composta por muitos advogados.
A vida de Camila parecia cada vez mais distante da moda, até que ela deu a primeira guinada em outra direção. Por não estar feliz com o curso universitário, a brasileira desistiu dos estudos pouco antes de entregar o trabalho de conclusão de curso.
“Entre 21 e 22 anos, comecei a vender cosméticos de uma multinacional norte-americana. Minha família achou que tinha ficado doida, mas continuei. Com 23 anos, depois de fazer cursos de consultoria de imagem, passei a trabalhar nesta área, enquanto ainda estava na multinacional. No começo atendia amigas, mas dois anos depois, os negócios aumentaram, saí da multinacional e comecei a me dedicar exclusivamente a ser consultora de imagem”.
Como as pessoas não levavam esse trabalho muito a sério em sua cidade natal, Camila se mudou para São José do Rio Preto aos 27 anos. Para se profissionalizar mais, fez cursos de comportamento social e visagismo, e se tornou colorista também. Com o aumento de clientes que viviam em São Paulo, Camila se mudou novamente.
“Durante a pandemia, após eu reposicionar visualmente figuras públicas importantes, houve um aumento expressivo na busca pelos meus serviços, até chegar nos árabes”, diz a empresária.
Em junho deste ano, Camila criou a sua empresa chamada de CA.RO Image. Hoje, além da mato-grossense-do-sul na linha da frente das consultorias, a companhia conta com mais dois consultores principais que ajudam no dia a dia.
Reportagem de Rebecca Vettore, especial para a ANBA