Dubai – A Itagres, empresa de pisos e revestimentos de porcelanato, fechou uma venda durante a feira Big 5, do setor de construção, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A indústria vai exportar um contêiner de pisos para um cliente varejista do Kuwait.
A empresa compradora, a Al Mousawi Sanitaryware, já compra há nove anos da Itagres. Segundo o gerente da companhia de Santa Catarina, o novo pedido deve ser entregue em um mês e ele também enviará amostras de outros tipos de cerâmicas que interessaram ao comprador árabe.
“Eles gostam muito da cerâmica com relevo”, explica Ronaldo Castro, gerente de Importação e Exportação da Itagres. Segundo ele, além da cerâmica para piso, o comprador do Kuwait também costuma comprar cerâmicas para decoração.
“A cerâmica deles é única e dá um bom lucro, e eu estou comprando a do tipo mais caro”, conta Mahmoud Al-Mousawi, proprietário da empresa kuwaitiana. O negócio foi fechado na terça, mas nesta quarta-feira (27) Mousawi visitou novamente o estande da Itagres. Além da prospecção de novos clientes, a Big 5 serve de ponto de encontro entre as empresas brasileiras e compradores da região com os quais mantêm negócios.
Mais vendas
A feira pode trazer outros negócios para a Itagres. Segundo Castro, ele fez 15 contatos com potenciais novos clientes. “A feira está sendo interessante porque tem vários contatos de países como África do Sul, Iraque, Irã e Iêmen." De acordo com o executivo, são empresas como construtoras, lojas e distribuidoras.
Ele conta que os árabes gostam mais da cerâmica brilhante e com tamanhos grandes. As vendas para o Oriente Médio representam de 30% a 40% das exportações da Itagres. “É o nosso segundo melhor mercado”, afirma.
O executivo revela que, no próximo ano, a Itagres deve começar a exportar cerâmicas de sua outra marca, a Porcellanati, para o Oriente Médio. “Vamos conseguir fazer produtos diferenciados para este mercado, com design customizado para o mercado árabe”, explica. A Porcellanati é uma marca mais recente da Itagres, criada há cerca de quatro anos e tem sua fábrica em Mossoró, no Rio Grande do Norte.


