São Paulo – A brasileira Fernanda Degow (foto acima) lançou no mês de abril seu primeiro livro, “Escalando Gigantes”, em que narra sua trajetória descobrindo os esportes de aventura nos Emirados Árabes Unidos – onde vive há 16 anos -, seus treinos e a escalada em quatro das sete mais altas montanhas do mundo.
Os gigantes que Degow escalou foram o Kilimanjaro, na Tanzânia, em 2016, montanha de 5.895 metros e a mais alta do continente africano. Em 2017, ela foi ao Monte Elbrus, o mais alto da Europa, localizado na Rússia, com 5.642 metros. No Alasca, Degow escalou o Denali, ponto mais alto da América do Norte, com 6.190 metros, em 2018. O último monte que a atleta escalou foi o Aconcágua, na Argentina, em 2019. Este é o mais alto cume das Américas e o maior fora do continente asiático, com 6.962 metros de altitude.
Degow foi em 2015 ao acampamento base do Everest, no Nepal, a 5.364 metros de altitude, como um treino. O cume do Everest fica a 8.849 metros de altitude e é o mais alto do mundo. A atleta contou à ANBA que pretende que esse seja seu próximo desafio.
Há cerca de sete anos, já vivendo em Dubai, Degow começou a fazer caminhadas ao ar livre, hiking, trekking nas montanhas de Ras Al Khaimah, em Omã e outros lugares próximos montanhosos. “A gente treinava dentro do Ski Dubai, íamos cedinho e era um bom treino para ter a experiência de montanha, se acostumar ao frio, à neve, tem uma inclinação boa lá e simula a dificuldade da montanha de estar vestindo os equipamentos, as roupas”, contou Degow. O Ski Dubai é uma pista de esqui que fica dentro do shopping Mall of the Emirates, em Dubai.
Antes de ir ao acampamento base no Nepal, a atleta correu a maratona de Dubai. Depois ela continuou participando de provas cada vez mais desafiadoras, como o Ironman em Dubai e no Bahrein, além de competições de triatlo e a escalada em rocha.
“Sempre fui apaixonada por esporte, eu jogava tênis, gostava de atividade outdoor, mas a adrenalina foi acontecer após morar aqui”, contou. Degow foi morar em Dubai para acompanhar o marido, que é piloto da companhia aérea Emirates. Alguns anos depois do nascimento de sua segunda filha, Degow afirma que teve um desejo e uma inquietude de fazer algo para ela mesma.

“Eu tive um problema de pele e fiquei muito abalada, inclusive conto isso no livro, então fui começar a fazer coisas que sempre quis fazer e sempre adiei por causa da família. Eu não trabalhava, então comecei a praticar esportes e a primeira coisa foi isso, o trekking”, disse.
Ela afirma que se apaixonou pelas caminhadas nas montanhas de Ras Al Khaimah. “Quando você está na montanha você medita, se encontra, tem questionamentos, e me apaixonei pela montanha. Já os esportes radicais foram acontecendo de forma gradativa porque o desafio vai aumentando”, disse.
Degow conta que a escalada em rochas é outro esporte que ela não vive mais sem. “Dá uma adrenalina, libera a endorfina no seu corpo que para mim é um remédio, minha dose de felicidade”, declarou.
A busca por autoconhecimento e autorrealização foi o que motivou a atleta a começar a praticar os esportes de aventura. “Quando a gente sobe um cume, um topo de uma montanha, é algo que você compete consigo mesmo e é uma realização tão grande, uma sensação de dever cumprido”, disse. Ela conta que as competições a ajudaram a manter o corpo e a mente ativos, e que sentiu melhoras em sua autoestima, seu casamento e sua saúde.
A autora analisa que o esporte e a adrenalina fazem muito parte da cultura do árabe e elogia a estrutura voltada ao esporte nos Emirados Árabes, com pistas de corrida e ciclismo no deserto, por exemplo. No livro, Degow conta sobre essa superação e sobre as dificuldades pelo caminho. “Quero mostrar com essas atitudes que a gente não conhece o potencial que a gente tem”, disse.
“Nunca pensei que fosse escrever um livro, desde pequena escrevia poesias, mas deixava tudo num caderninho. E essa experiência eu tive que reviver”, contou. Ela também fez vídeos e escreveu poesias – no celular – durante as escaladas.
O livro de 174 páginas conta com fotos das viagens. A primeira edição teve tiragem de 300 exemplares e foi escrito em português. Degow pretende em breve traduzir o livro para o inglês. Para adquirir um exemplar, é possível entrar em contato com a autora pelo Instagram, e-mail ou telefone. O livro também está disponível no site da Amazon.
Serviço
“Escalando Gigantes: O limite que nos leva a alcançar nossos sonhos”
Fernanda Degow
Editora Drago Editorial
174 páginas
ISBN: 9786586454642
Autobiografia, Autoajuda, Aventura
Como comprar
Instagram: @fernandadegow
E-mail: fedegow@hotmail.com
Telefone: +971507059374
Amazon


