Dubai – Há um ano, as rosas, lírios, orquídeas, girassóis e outras flores viraram o negócio da paraense Christiane Coelho Williams em Dubai. Com uma sócia holandesa, a brasileira, que vive há mais de uma década nos Emirados Árabes Unidos, tornou-se empresária e abriu a Internet Florist, loja virtual de venda de buquês e arranjos decorativos.
O funcionamento é simples. Fazendo parcerias com floriculturas locais, que cuidam dos produtos e da logística, Williams realiza as vendas das flores e supervisiona para garantir que as entregas sejam feitas de acordo com os pedidos dos clientes. Hoje, a empresa atua em Dubai e Abu Dhabi, mas ela já faz planos de expansão, dentro e fora dos Emirados.
“Daqui a um mês deve estar funcionando em Sharjah e até junho do ano que vem espero que mais cinco países estejam abertos: Omã, Kuwait, Catar, Arábia Saudita e Jordânia”, revela. Sua sócia é a responsável por fazer a expansão internacional e, em seguida, Williams assume o gerenciamento das vendas.
Para cada lugar onde atua, a empresa tem um site diferente. Em Dubai, as compras podem ser feitas no www.flowers4dubai.com e em Abu Dhabi pelo www.flowers4abudhabi.com.
Além de cuidar das vendas, ela também ajuda os clientes na escolha das flores. “Às vezes, os clientes querem alguma coisa especial, me pedem ideias e eu falo com o fornecedor”, conta. Em média, Williams vende de 40 a 50 buquês por mês, mas há datas especiais, nas quais as vendas crescem.
“No Dia dos Namorados, temos nosso próprio motorista [para entregas] porque a demanda é muita”, diz. No último 14 de fevereiro, quando se celebra a data na maioria dos países do hemisfério norte, Williams vendeu 200 buquês.
Outra data comemorativa que faz as vendas subirem é o Dia das Mães. Para a sorte da empresária, a data é comemorada em diferentes dias em cada país. Ela conta que de março a abril, faz entregas para mães que vivem nos Emirados, mas os pedidos vêm da Inglaterra, Estados Unidos ou Brasil. Também são atendidas as mães locais. “Muitas pessoas compram de outros países, porque a família mora aqui. Recebo muitos pedidos do exterior”, afirma.
Nas comemorações árabes, o Ramadã é o que mais rende para a brasileira. “Quando termina o Ramadã é quando as pessoas dão presentes. Elas mandam cestas de frutas e flores”, conta.
Perguntada se os árabes costumam mandar flores fora de datas especiais, ela diz: “os árabes são muito românticos, eles são a maior parte dos clientes”. De acordo com a empresária, as rosas vermelhas são as mais vendidas.
Entre os pedidos mais extravagantes que recebeu está o de um príncipe saudita que encomendou três buquês de 100 rosas brancas cada, para ser entregue no primeiro dia de trabalho de sua namorada, uma apresentadora de televisão que vive em Dubai.
Além das vendas para o público em geral, Williams também conseguiu fazer uma parceria com a Emirates Airlines. A empresa dela está entre as que oferecem descontos para os funcionários da companhia.
Antes de ter sua própria empresa, Williams trabalhou por dez anos com eventos. Agora, ela se dedica a seu negócio e atua somente nos eventos nos quais a Câmara de Comércio Árabe Brasileira participa, como a feira de construção Big 5, onde conversou com a reportagem da ANBA.
Serviço:
Internet Florist
www.flowes4dubai.com
www.flowers4abudhabi.com
E-mails:
christiane@internetflorist.com
christiane@flowers4dubai.com
christiane@flowers4abudhabi.com
Telefone: +971 50 3761641


