São Paulo – A companhia WEG informou nesta segunda-feira (18) que assinou documentos vinculantes para formar joint venture com Grupo Cevital, da Argélia, com o propósito de produzir e vender motores elétricos de lavadoras de roupas. A WEG é uma empresa global de fabricação de motores com sede no estado de Santa Catarina, no Brasil. A joint venture na Argélia terá como foco inicial o mercado do Norte da África, incluindo o argelino.
A nova empresa, que se chamará WEG Algeria Motors SpA, terá participação de 51% da WEG e de 49% do Cevital. As operações da companhia ficarão na cidade de Setif. Inicialmente serão produzidos os motores utilizados em lavadoras de roupa fabricadas pelo próprio Cevital e outros clientes da região. A produção iniciará no quarto trimestre deste ano.
A WEG informou investirá em tecnologia e know-how para a fabricação dos motores na Argélia. A empresa, fundada em 1961, oferece soluções em máquinas elétricas, automação e tintas para diversos setores, desde infraestrutura até siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre outros. A companhia tem operações industriais em 12 países e presença comercial em 135 nações, com faturamento líquido de R$ 23,5 bilhões no ano passado.
O grupo argelino foi fundado em 1971 e atua por meio de subsidiárias em setores como agricultura, varejo, serviços e indústria. A empresa tem produção e distribuição de eletrodomésticos em regiões como Europa, Oriente Médio, Norte da África e Ásia-Pacífico.
“Com essa parceria vamos ampliar nossa participação no mercado internacional de motores elétricos para o segmento de eletrodomésticos, aproveitando nossa tecnologia e diversificação geográfica para captar novas oportunidades comerciais”, disse o diretor superintendente de Motores Comerciais e Appliance da WEG, Julio Cesar Ramires, segundo material divulgado.