Da redação
São Paulo – O Conselho do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) terá a sua frente o brasileiro Benedito Braga. É a segunda vez, desde a criação do conselho, em 1975, que um brasileiro lidera os trabalhos dos PHI. Braga é professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).
O programa tem por objetivo a criação de bases científicas e tecnológicas em prol da gestão sustentável dos recursos hídricos no mundo. "A escolha de um brasileiro para ocupar a presidência do Conselho Intergovernamental do PHI representa o reconhecimento do sistema das Nações Unidas aos avanços que nosso país teve na gestão integrada de recursos hídricos", afirma Braga.
Braga será responsável por coordenar as reuniões do Conselho Intergovernamental e do Bureau do Programa Hidrológico Internacional. O PHI é um programa de cooperação científica voltado à pesquisa, educação e capacitação. A agenda do Programa para o período de 2008-2013 tem o seguinte tema: dependência dos recursos hídricos – sistemas sujeitos a pressões externas e respostas sociais.

