São Paulo – O professor da Sorbonne e autor brasileiro Leonardo Tonus retorna à Tunísia para um novo ciclo de palestras, em 26 e 27 de outubro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa. A comemoração da data, que é 05 de maio, foi adiada este ano por causa do Ramadã.
Tonus participa de três atividades organizadas pela Embaixada de Portugal na Tunísia e pela Embaixada do Brasil na Tunísia. No dia 26, quarta-feira, a programação é no Instituto Superior de Línguas de Túnis. O evento A língua portuguesa, um valor universal tem início às 13 horas e vai até 18 horas (horário local) e é aberto ao público.
O acadêmico falará às 16h30 sobre Diálogos culturais entre Maghreb e o Brasil. Maghreb é como é chamada a região do Norte da África que compreende cinco países: Argélia, Líbia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia. “Abordarei a pintura orientalista dos brasileiros e brasilianistas Pedro Américo, Johann Georg Grimm e Dario Villares Barbosa. A palestra também será a ocasião para avocar os laços de outros artistas neste diálogo transnacional como Oscar Niemeyer, Cícero Dias, Rubem Braga, Sergio Telles e os tunisianos Fernand Boukobza (Arquiteto); Ben Marzouk (artista plástico que reside no Brasil) e a poeta Myriam Soufy”, disse Tonus.
Em seguida, às 17h15, haverá um recital lítero-musical com Leonardo Tonus declamando poemas da literatura brasileira e de sua autoria em português e francês. A pianista Ikbal Hamzaoui acompanha, executando obras do repertório clássico e popular internacional e brasileiro. Confira a programação completa do dia 26.
No dia 27 de outubro, a palestra A escrita da migrância no Brasil contemporâneo acontece na Universidade de Manouba, para os estudantes de pós-gradução em Letras. Na ocasião, Tonus traz o tema da migração nas artes plásticas, na fotografia e na literatura. “Evocarei os trabalhos do fotógrafo Mauricio Lima, das artistas Leila Danziger e Regina Parra e de alguns autores brasileiros contemporâneos”, disse o professor.
Os eventos são gratuitos e não é necessário realizar inscrição prévia. As palestras serão realizadas em francês, sem tradução. Segundo Tonus, esses novos eventos na Tunísia são frutos de sua participação no Festival Internacional de Poesia de Sidi Bou Saïd, em junho. “Quem sabe não surja daí a oportunidade de publicar autores tunisianos de língua francesa e árabe no Brasil”, disse.
Serviço
26 de outubro
Evento “A língua portuguesa, um valor universal”
Instituto Superior de Línguas de Túnis
Anfiteatro II
13h30 – 17h30
R5MV+HV2, Cité El Khadra 1003
Túnis, Tunísia
Aberto ao público
Grátis
27 de outubro
Conferência “A escrita da migrância no Brasil contemporâneo”
Universidade de Manouba
(horário e local a definir)
Campus Universitaire de La Manouba, 2010
Túnis, Tunísia
Leia também:
– Leonardo Tonus, um estudioso das migrações na literatura
– Autor brasileiro irá a eventos literários no Maghreb