São Paulo – O pesquisador e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, Marcos Hiller, lançou em novembro um livro digital sobre as tendências de consumo e marcas em Abu Dhabi. O trabalho faz parte do Projeto Walk, criado com a proposta de, uma vez por ano, viajar e investigar as tendências de consumo de uma cidade global diferente. A primeira metrópole visitada foi Nova York e este é o segundo volume do projeto.
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O autor mineiro de 39 anos viajou à capital dos Emirados Árabes Unidos em novembro de 2016 e durante 6 dias de pesquisa de campo na cidade foram visitados quatro shopping centers, entre outros pontos turísticos como praias, hotéis e estabelecimentos comerciais, para realizar o livro com perspectivas antropológicas e sociológicas.
Em entrevista à ANBA, Hiller contou que escolheu Abu Dhabi por ser o emirado mais rico e uma cidade jovem, de caráter emergente e pulsante, principalmente no que diz respeito ao mercado de luxo. “O poder de compra do emirate é imensa; pelo que pude observar, a cultura árabe coexiste de forma consistente com o capitalismo e a cultura ocidental do consumo, numa grande bricolagem”, disse.
Utilizando o método da etnografia para sua pesquisa, baseado em imersão e coleta de dados, Hiller observou o ambiente e o comportamento das pessoas em Abu Dhabi e tentou evidenciar as recorrências. Devido às condições climáticas locais, praticamente toda a vivência na cidade acontece em ambientes fechados e climatizados. Com isso, surgem diferentes hábitos de consumo e socialização.
O que ficou mais evidente para Hiller de forma geral foi a prática de consumo como um instrumento de legitimação e a vitória do marketing de luxo na cidade. O autor acredita que o grande diferencial de Abu Dhabi em relação às outras grandes metrópoles é o fato de ter sido construída nos últimos 30 anos e já ser uma cidade global, com um potencial financeiro incomparável. “A cidade é uma grande plataforma de experiências de luxo e já está se tornando uma referência em entretenimento, turismo, arquitetura e arte”, afirmou.
O marketing de experiência é um recurso muito utilizado pelas marcas de luxo na capital, em que o consumidor é convidado a vivenciar atrações e experiências únicas. O pesquisador citou como exemplo a marca de automóveis italiana Ferrari, com seu parque temático Ferrari World, que traz a montanha-russa mais rápida do mundo. O museu do Louvre, inaugurado no início de novembro, e a Grande Mesquita Xeque Zayed foram outros exemplos da grandiosidade das experiências oferecidas em Abu Dhabi.
O livro é recomendado para interessados em cultura árabe, profissionais e pesquisadores do mercado de luxo, da cultura de consumo, de marketing, publicidade e comunicação. A publicação está disponível em português e inglês.
Para adquirir o livro digital, acesse www.projetowalk.com.br.