Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – Os hotéis do mundo árabe vão ganhar um toque brasileiro. É que a Hamam Internacional, empresa de arquitetura e implantação hoteleira, abriu em novembro um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Faz seis meses que estamos prospectando o mercado árabe e vimos que para trabalhar na região era preciso abrir um escritório", afirmou o gerente de desenvolvimento da companhia, Gustavo Hamam.
De acordo com ele, a Hamam já está com três projetos para implantação de hotéis em Doha, capital do Catar. “Os hotéis já estão construídos, agora estamos trabalhando para a implantação”, disse Gustavo. Segundo ele, a implantação é a montagem do projeto, ou seja, a empresa é responsável pela compra de todos os itens que vão fazer parte do hotel, desde os móveis até os uniformes dos funcionários.
Os três hotéis do Catar vão ter no total mil apartamentos. A Hamam também já tem projetos nos emirados de Dubai, Abu Dhabi e Umm Al Qwain, na Tunísia, Argélia e Arábia Saudita. Nos primeiros seis meses, a direção do escritório de Dubai será conduzida pelo presidente da empresa, Leonardo Hamam.
Em média, cada hotel vai ter 300 apartamentos e o custo final de cada um gira em torno de US$ 150 milhões. “Os projetos são todos muito grandes”, disse Gustavo. Segundo ele, o hotel na Tunísia será um empreendimento mais sofisticado do que o da Argélia, que será um hotel express, um tipo de hotel voltado para negócios, mais procurado por empresários.
De acordo com Gustavo, a abertura do escritório da Hamam em Dubai também é uma excelente oportunidade para as fornecedoras e operadoras brasileiras que tenham interesse em atuar no mercado árabe. “Todo material que usamos para mobiliar os hotéis são do Brasil. Isso abre chances para as empresas brasileiras”, afirmou.
Os projetos da Hamam apresentados para os árabes foram muito bem aceitos. “Não pensávamos que íamos ter um resultado tão bom em tão pouco tempo”, disse Gustavo. Segundo ele, os clientes árabes buscam projetos arquitetônicos modernos, mas a Hamam buscou manter também um pouco da arquitetura árabe.
Segundo Gustavo, Dubai hoje é referência em hotelaria no mundo. Possui os melhores hotéis, diárias altas e ocupação recorde. “Para nós é um grande prazer levar a competência brasileira, isso prova que nossos projetos e implantações são referências no mundo todo”, disse.
Libaneses
A Hamam Internacional, com sede em São Paulo, empresa 35 funcionários, entre arquitetos, engenheiros e decoradores. A empresa, que atua há sete anos no mercado, também tem escritório na Argentina e já fez projetos e implantações hoteleiras na Venezuela, Chile e Paraguai.
A família Hamam é de origem libanesa. O pai de Gustavo nasceu no Líbano e veio ao Brasil quando ainda era muito pequeno. Para Gustavo, o fato de ter origem árabe contribui muito para a aceitação de seu negócio no mercado árabe. “O único problema é que eu não falo árabe, e quando eu falo que não sei eles (os árabes) ficam meios frustrados”, disse.
No portfólio de projetos e implantações da Hamam constam grandes redes de hotéis, como Sofitel, Fasano, Sheraton, Blue Tree Angra, Holiday Inn, Meliá, Marriott, Mercure, entre outros.
Contato
Hamam no Brasil
Tel: +55 (11) 5053-9305
Site: www.hamam.com.br
Hamam em Dubai
Tel: +971 (50) 427-6517

