Da redação*
São Paulo – Os brasileiros que participaram do Fórum Brasil-Sudão sobre Agricultura, Pecuária, Comércio e Investimentos, em Cartum, fizeram ontem (26) pela manhã, para uma platéia de mais de 150 pessoas, apresentações sobre o agronegócio e a economia brasileira. De acordo com o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que esteve no evento, o diretor do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias do Ministério da Agricultura do Brasil, Luiz Carlos de Oliveira, apresentou um DVD sobre o ramo agropecuário brasileiro.
O próprio Alaby deu um panorama da economia do país, do comércio exterior, das relações com os países árabes e com o Sudão, do ambiente para investimentos e das ações da Câmara Árabe para aproximar os empresários brasileiros e árabes. Já o diretor da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil e da Central Brasileira de Alimentos Halal, Mohamed Zoghbi, falou sobre o abate halal no país e o controle de qualidade das exportações de carne bovina e frango.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), Christian Lohbauer, e Marcio Caparroz, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), falaram sobre a representatividade do ramo de carnes na economia do Brasil e sobre as exportações. O representante da Perdigão, Fabrício Leite, apresentou um DVD com informações sobre os setores de frangos, leite e derivados, pratos prontos e outros produtos alimentícios.
Por fim o representante do laticínio Itambé, André Massote, falou sobre a produtividade da cadeia do leite, o sistema de cooperativismo e as exportações.
Na parte da tarde a delegação brasileira foi recebida pelo ministro sudanês das Relações Exteriores, Elsamani Elwasila Elsamani, e pelo ministro dos Investimentos, Kosti Manibe, e conversaram sobre as condições para investimentos no Sudão. Os brasileiros estiveram também com o diretor da Organização de Metrologia e Padrões do Sudão, Moniem Elyas Elhusseien, que mostrou os regulamentos para a importação de alimentos no país para serem divulgados no Brasil.
Os representantes das empresas e entidades setoriais brasileiras fizeram contatos com empresários e associações locais. Lohbauer e Leite estiveram na União de Agricultura e Produção Animal, onde discutiram com o presidente da instituição, Ibrahim Hassab El Rasoul, a venda de frango congelado brasileiro ao Sudão.
A realização do fórum foi notícia na imprensa local. A Agência de Notícias do Sudão informou que os participantes sudaneses ofereceram aos brasileiros oportunidades de investimentos em projetos agrícolas e pecuários e propuseram uma parceria econômica entre os setores privados dos dois países. A informação foi reproduzida pela Qatar News Agency.
*Com tradução de Saleh Haidar

