São Paulo – A compra de veículos importados vem aumentando entre os brasileiros. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o licenciamento de autoveículos (veículos leves, caminhões e ônibus) produzidos fora do Brasil cresceu 35,8% no mercado nacional entre janeiro e agosto deste ano sobre o mesmo período de 2009. Foram emplacadas 394.136 novas unidades importadas.
Em contrapartida, o licenciamento de autoveículos nacionais novos avançou 5,7%. “Estamos gerando emprego lá fora, não aqui dentro. Mas é regra do jogo, temos um mercado aberto. Temos que encontrar o caminho da competitividade, importar mais, mas também exportar muito mais”, diz o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (8). O volume de emplacamento de carros nacionais, no entanto, é bem maior. Foram licenciados 1,8 milhão de carros fabricados no Brasil entre janeiro e agosto deste ano.
Apesar da grande massa de carros vendidos partirem das montadoras instaladas no Brasil, a fatia de participação dos importados vem crescendo gradativamente. Os importados participaram com 18% do mercado brasileiro até agosto. No ano passado esse percentual era de 15,6% e no ano anterior de 13,3%. Em agosto, individualmente, a fatia dos importados ficou em 18,3%. Só houve percentual maior, neste ano, em janeiro, quando era de 20,1%. Em fevereiro ficou também em 18,3%.
No total, foram licenciados no mercado brasileiro 2,195 milhões de veículos entre janeiro e agosto. O crescimento geral foi de 10,1% sobre igual período de 2009. Segundo Belini, favoreceram as vendas o volume de crédito disponível no Brasil, em R$ 170 bilhões em julho, com alta de 14% sobre julho de 2009, os juros, 0,5 pontos percentuais menores do que no ano passado, a inadimplência, que estava em 5,3% em julho de 2009 e no último mês esteve em 3,4%, além do Índice de Confiança do Consumidor, em 117,4 pontos, 9% maior.
O Brasil tem o quarto maior mercado para veículos do mundo. E é também um grande produtor. A fabricação de autoveículos no país ficou em 2,406 milhões de unidades no acumulado do ano até agosto, com alta de 17,5% sobre os mesmos meses de 2009. As exportações de autoveículos (montados e desmontados) alcançou 489,2 mil unidades, com avanço de 73% sobre o ano passado. Em valores, as exportações ficaram em US$ 6,6 bilhões, com crescimento de 61%. O estoque de carros no país, considerando indústria e concessionárias, estava em 329.135 unidades em agosto, suficiente para 32 dias.

