Menu tunisiano para importadores brasileiros
São Paulo – Harissa, tomate seco, pasta de azeitona e azeite de oliva da Tunísia foram alguns dos ingredientes que compuseram os pratos degustados nesta sexta-feira (28) por importadores e jornalistas de gastronomia no evento Tunisia Experience, organizado pela Associação de Exportadores do Oriente Médio e da África (Maex), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
Estavam presentes na degustação Marcelo Sallum, presidente da Câmara Árabe, Michel Alaby, diretor-geral da entidade, Rubens Hannun, vice-presidente de Comércio Exterior da instituição e cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, e Sabri Bachtobji, embaixador da Tunísia em Brasília.
O evento faz parte da agenda dos representantes da Maex que estão desde o início desta semana em São Paulo para promover os alimentos produzidos na Tunísia e conversar com importadores brasileiros. Um dos principais pontos da programação dos executivos foi a visita à feira de alimentos Sial Brazil.
“O evento foi muito interessante para nós. Descobrimos diferentes produtos que já são vendidos no mercado brasileiro e pudemos entender quais as necessidades dos consumidores brasileiros, o que eles compram, o que estão procurando, do que eles sentem falta no mercado e que nós podemos trazer da Tunísia”, explicou Ghrairi Houyem, presidente da Maex.
“Na Tunísia, temos diferentes sabores de azeite de oliva daqueles que já são distribuídos aqui pela Espanha ou outros países. Eles são diferentes do nosso sabor mediterrâneo. Acreditamos que o consumidor brasileiro terá prazer em provar nosso azeite de oliva”, explicou Hoyem, mostrando que mesmo produtos já consagrados na mesa do brasileiro podem ter um gosto novo.
“Identificamos também que temos sabores diferentes de azeitonas, que são mais crocantes do que as que são distribuídas aqui, importadas da Argentina e outros países”, afirmou. Segundo ela, as tâmaras e os tomates tunisianos também tem um sabor diferenciado daqueles vendidos no Brasil.
Nesta semana, os executivos da Maex também tiveram reuniões com importadores, organizadas pela Câmara Árabe, e fizeram visitas aos supermercados Carrefour e Pão de Açúcar. “Para nós, foi uma oportunidade de conhecer o que há no mercado, os preços e também a origem dos produtos”, disse Hoyem. No sábado (29), ela visitará a feira Biofach Latin America, de produtos orgânicos, também na capital paulista.
Satisfeita com os contatos feitos no Brasil, a presidente da Maex faz planos de voltar ao país e de levar brasileiros para a Tunísia. “No próximo ano, é certo que estaremos como expositores na Sial. Também vamos preparar uma missão de empresários brasileiros, com a Câmara Árabe, para visitar a Tunísia e para explorar que tipos de produtos brasileiros podemos importar para o mercado tunisiano”, completou.


