São Paulo – Começa nesta sexta-feira (15) no Cairo, a capital egípcia, o Campeonato Mundial Adulto de Esgrima, que terá 20 brasileiros entre os competidores. O Brasil participa nas disputas masculinas e femininas individuais e coletivas com as três armas envolvidas no torneio, a espada, o florete e o sabre, segundo informações divulgadas pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Essa será a primeira competição mundial após o início da pandemia de covid-19 e ocorre no Egito por nove dias, até 23 de julho. A última edição, em 2019, aconteceu em Budapeste, na Hungria, e nela a brasileira Nathalie Moellhausen (foto acima) levou o título mundial da prova de espada, inédito na esgrima nacional. Outros atletas, como Guilherme Toldo, também se destacaram na competição.
Além de atletas consagrados, o Brasil leva para o Cairo jovens talentos. Participam Nathalie Moellhausen, Victória Vizeu, Ginevra Giordano e Mariana Correia na espada feminina, e Alexandre Camargo na espada masculina. Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Rafaella Gomes e Ana Toldo disputam no florete feminino, e Guilherme Toldo, Paulo Morais, Ricardo Pacheco e Lorenzo Mion no florete masculino. Luana Pekelman, Pietra Chierighini, Isabela Carvalho e Giulia Gasparin estarão no sabre feminino, e Bruno Pekelman, Rafael Lee e Renato Saliba no sabre masculino.
O Brasil também está na disputa em cinco de seis torneios por equipes do Campeonato Mundial Adulto do Egito. Com exceção da espada masculina, os brasileiros competem em todas as armas e naipes: espada feminina; florete masculino, florete feminino, sabre masculino e sabre feminino.