São Paulo – Começa nesta sexta-feira (18), no Cairo, o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino Sub-23, que terá a participação da Seleção Brasileira da categoria. Os brasileiros jogam já no primeiro dia de disputa uma partida contra o México às 9h30.
O técnico da equipe é o ex-jogador de vôlei brasileiro Giovane Gávio. Além da estreia, a seleção brasileira tem partidas agendadas para o sábado (19) contra a Polônia, para o domingo (20) contra o Egito, para a segunda-feira (21) contra Cuba e para a próxima quarta-feira (23) com o Japão. Todas fazem parte da primeira fase. Dois destes times irão para a semifinal.
De acordo com informações enviadas pela assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), os principais adversários do Brasil na chave são Polônia e Cuba. O Egito é uma seleção forte na África, mas está em um nível inferior ao Brasil, segundo a CBV.
O campeonato tem duas chaves. Além da chave da qual Brasil e Egito participam, há outra formada por Turquia, Rússia, Argentina, Irã, Argélia e China. O time do Egito tem atualmente como técnico o brasileiro Marcos Miranda. Os jogos da primeira fase vão até 23 de agosto e o campeonato acaba no dia 25 de agosto.
O Brasil é o atual campeão sul-americano da categoria e ficou com o Ouro no Mundial em 2013. De acordo com informações divulgadas no site da competição, a Rússia é a favorita da disputa no Egito. Os russos são atuais campeões pois ganharam a competição em 2015, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
O destaque da equipe do Brasil é o jogador Douglas Souza. O atleta é ponteiro e integrou a Seleção Brasileira de vôlei campeã nas Olimpíadas Rio 2016. No Egito, o Mundial ocorre no Complexo Esportivo Nacional do Cairo.


