Isaura Daniel
São Paulo – Empresários de indústrias de calçados da Tunísia assinaram neste mês um convênio com fabricantes brasileiros de matérias-primas do setor. O acordo prevê a aproximação entre industriais dos dois países e tem como um dos seus objetivos o fomento ao fornecimento de insumos brasileiros aos tunisianos, além da troca de conhecimento sobre o segmento. Ele foi assinado entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Federação Nacional de Couro e Calçados do país árabe (FNCC).
"O acordo é um marco, é um dos resultados do trabalho do Conselho Empresarial-Brasil Tunísia", diz o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo e vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun. As conversas sobre a parceria começaram em novembro do ano passado, quando a Câmara Árabe organizou uma missão brasileira ao país árabe para a reunião do Conselho Empresarial. A Assintecal foi uma das entidades nacionais que enviou representante para a missão e a reunião do grupo.
De acordo com a Assintecal, o acordo prevê troca de informações entre os empresários dos dois países, divulgação de oportunidades de parcerias, assistência ao parceiro no outro país, principalmente em feiras e seminários, além de promoção de visitas e missões, encontros e pesquisas.
O Conselho Empresarial Brasil-Tunísia trabalha identificando setores nos quais há interesse de cooperação e trocas comerciais entre os dois países e promovendo ações de aproximação entre eles, como foi o que aconteceu com a Assintecal e a FNCC. No Brasil ele é representado pela Câmara Árabe e na Tunísia pela União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica).
Resultados
Um primeiro resultado da parceria será a participação de quatro empresários da Tunísia na Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (Fimec), que ocorrerá entre os dias 05 e 08 de abril na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Eles foram convidados para participar da feira como parte do Projeto Comprador, um programa desenvolvido pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Brasil (Apex) em conjunto com a Assintecal.
O Projeto Comprador banca a viagem e a estadia de importadores estrangeiros em feiras do setor. Os quatro tunisianos participarão, um dia antes da feira, no dia 04, de uma rodada de negócios com empresas brasileiras de componentes para couro e calçados. "Esses empresários já virão com informações sobre o Brasil. Eles foram selecionados porque o Brasil identificou que eles têm o que trocar com o país", explica Hannun. Além dos empresários da Tunísia também quatro egípcios participam do programa.
O Projeto Comprador da Fimec deste ano vai receber um grupo de 20 empresários estrangeiros da África do Sul, Nigéria, Venezuela, Egito, Tunísia, República Dominicana, Equador e Colômbia, além do Egito e da Tunísia. Além de participar das rodadas de negócios, os importadores vão visitar a feira e também empresas pelas quais se interessarem. As visitas são coordenadas pela Assintecal. Até agora, 90 empresas brasileiras, associadas da Assintecal e expositoras da Fimec se inscreveram para as rodadas.

