São Paulo – As empresas brasileiras que participam da Saudi Build, maior feira do setor de construção da Arábia Saudita, que começou nesta segunda-feira (18) e segue até a próxima quinta-feira (21) em Riad, afirmam estar realizando bons contatos no evento e já têm expectativas de fechamento de negócios com os árabes.
“A feira está muito boa. Ontem já tivemos várias visitas no estande. A feira está muito maior que o ano passado em número de expositores e de visitantes também”, conta Cláudio Vogel Filho, diretor comercial da empresa Cláudio Vogel, maior exportadora de telhas cerâmicas do Brasil. A Cláudio Vogel participa da feira no estande organizado pela empresa de eventos Conceito, do qual também participa a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
A companhia gaúcha já possui um distribuidor exclusivo na Arábia Saudita que, segundo Vogel, já comprou, somente este ano, 20 contêineres de telhas. Durante a feira, ele espera fechar mais um negócio com este mesmo cliente. “Acho que vamos sair daqui com, no mínimo, um pedido de dez contêineres”, afirmou Vogel em entrevista à ANBA por telefone.
Fundada há dois anos, a Madeireira Tauari, da cidade de Cajuru, interior de São Paulo, ainda não exporta e viu na Saudi Build uma boa oportunidade de prospectar negócios no mercado externo. “Está bem movimentado, me surpreendeu”, conta Osnim Paiva, representante comercial da empresa, sobre os dois primeiros dias do evento. “Houve bastante procura, muitos interessados. Espero fechar bons negócios na feira”, destacou.
Segundo Paiva, a empresa quer exportar produtos feitos a partir da madeira de eucalipto e de sucupira, uma espécie de madeira nativa da região do cerrado. Ele diz que a madeira de eucalipto, por exemplo, pode ser usada na construção de casas, móveis, pallets, etc.
A Câmara Árabe está representada no evento pelo analista de Desenvolvimento de Mercado, Marcus Vinícius, no estande do qual também participa a embaixada do Brasil em Riad, além das duas empresas acima citadas.