São Paulo – Empresas brasileiras que vão participar da feira Anuga, uma das maiores de alimentos e bebidas do mundo, que será realizada de 10 a 14 em Colônia, na Alemanha, esperam receber compradores árabes entre os visitantes. O estande do Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), vai contar com a presença de 120 companhias.
No mailing de convites da trading Pacific, de doces, biscoitos, bolos e torradas, constam 150 empresas do mundo árabe. De acordo com o supervisor da trading, Fabiano Fusco, a maioria dos contatos foi feitos na feira Gulfood, no inicio deste ano, em Dubai. “Com certeza esperamos receber os árabes no estande”, afirmou Fusco, que já tem confirmado a ida de um importador da Líbia.
Outra empresa que espera fazer contatos com compradores árabes é a Vittal, de sucos, refrigerantes e água de coco. Este ano vai ser a primeira vez que a companhia vai para Anuga. Segundo o trader da empresa, Khalil Fraig, a feira é uma referência mundial e recebe compradores do mundo todo, inclusive árabes.
As empresas brasileiras vão ocupar um espaço recorde na feira, de 2,2 mil metros quadrados, maior área já ocupada pelos brasileiros no evento, que, em 2007, recebeu 163 mil visitantes de 174 países. Produtos como frutas, castanhas, lácteos, vinhos, doces, chocolates, carnes, cafés especiais e orgânicos serão alguns dos itens apresentados aos compradores da Anuga.
No meio de mais de seis mil expositores de 95 países, vale lembrar que o Brasil é o maior exportador mundial de café, carne bovina e de aves, suco de laranja, açúcar, o segundo maior exportador de soja e possui o maior rebanho bovino comercial do mundo.
Segundo informações da Apex, a participação na feira Anuga visa ampliar as oportunidades de negócios principalmente para os produtos industrializados, com maior valor agregado. Diversas empresas de médio e pequeno portes foram selecionadas para compor o Pavilhão Brasileiro. Com uma pauta diversificada de produtos agropecuários, o Brasil exportou no ano passado mais de 1,5 mil produtos do setor do agronegócio para mais de 200 mercados na Europa, Américas, Ásia, África e Oriente Médio.