São Paulo – A Middle East Stone Fair, feira de rochas ornamentais, começou nesta segunda-feira (22) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com exposição de produtos de empresas brasileiras. O diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, visitou a mostra e percebeu um mercado movimentado. “Pelo que pude sentir o mercado continua aquecido, são produtos muito demandados na região por causa das obras”, diz Alaby.
A Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) organiza o estande coletivo do Brasil em parceira com a Câmara Árabe. Integram o espaço, de 250 metros quadrados, um total de 15 empresas. Essa é primeira participação coletiva promovida pela Abirochas. Algumas empresas do espaço, porém, já foram a outras edições da mostra individualmente.
O diretor geral da Câmara Árabe conversou com os expositores e disse que os percebeu satisfeitos com o primeiro dia de feira. O executivo de negócios da Câmara Árabe, Rafael Solimeo, que também esteve na feira na abertura e acompanhará as empresas durante os quatro dias da mostra, afirmou que elas gostaram muito da qualidade dos contatos feitos.
Entre os expositores há tanto empresas que já exportam aos países árabes, como indústrias que fizeram vendas esporádicas para a região e outras que ainda não estão no mercado local, mas querem entrar. De acordo com Rafael Solimeo, os empresários entendem que é preciso um trabalho de relacionamento para vender ao mercado árabe, com, por exemplo, visitas a Dubai de três a quatro vezes ao ano e participação constante na Middle East Stone Fair.
A feira foi aberta nesta segunda-feira pelo xeque Hamdan bin Rashid Al Maktoum, ministro das Finanças dos Emirados e vice-governador de Dubai. A exposição segue até a próxima quinta-feira (25) no Dubai World Trade Centre.