Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – Empresas brasileiras que participaram da The Hotel Show, feira de produtos e serviços para hotelaria que terminou ontem (5) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, estão voltando para o Brasil com negócios fechados. A Peck Foods vendeu US$ 15 mil em couro de avestruz para uma empresa do Canadá. A Perflex, fabricante de metais sanitários, e a Bergan, indústria de cubas, lavatórios e espelhos, vão exportar um contêiner para um importador da Índia. A mostra começou domingo no Dubai International Exhibition Centre.
Além das três empresas brasileiras, outras cinco participaram da feira em um espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A Peck Foods, uma das empresas que fechou vendas durante a própria mostra, produz também carne de avestruz e sucos. De acordo com o seu proprietário, Pitoco Moita, que esteve na feira, devem ser fechados mais uns 14 contratos a partir de contatos feitos na The Hotel Show. O empresário ficou de enviar amostras dos seus produtos para importadores interessados.
A Perflex, que também fechou vendas na mostra, está negociando com um empresário local interessado em se tornar representante da companhia nos Emirados. A empresa produz metais sanitários como torneiras, porta-xampus, porta-toalhas e misturadores de água. A Perflex tem 30 anos de existência e já exporta para Estados Unidos, América Central, América do Sul e Europa. A exportação fechada na feira será a primeira para o Oriente Médio. De acordo com o gerente comercial da empresa, Douglas Monteiro, a Perflex vendeu, na feira, US$ 45 mil em torneiras. O potencial de mercado fez Monteiro avaliar a possibilidade de estabelecer, mais adiante, um escritório próprio em Dubai.
Os lavatórios da Bergan foram vendidos em um negócio casado com os metais sanitários da Perflex. A Bergan tem como carro-chefe os produtos em vidro, apesar de que trabalha também com outros materiais como madeira, metal e Corian, uma mistura de mineral com acrílico feito pela DuPont. A Bergan tem cerca de 12 anos de mercado e exporta há cerca de 10 anos. Os produtos já foram vendidos na Argentina, Estados Unidos, Nigéria e Portugal. O gerente de Marketing da empresa, Adamo Moura, ficou entusiasmado com os contatos feitos na The Hotel Show. "Eu senti um interesse muito forte dos importadores, com certeza vamos fazer mais negócios", disse à ANBA.
Lustres de luxo
A Passado Composto, fabricante de lustres com cristal de quartzo, foi bastante procurada na The Hotel Show. Graça Bueno, uma das proprietárias da empresa que esteve na mostra, acredita que a companhia começará a exportar para o mundo árabe a partir de contatos feitos em Dubai. "Há um mercado muito bom aqui nesta área", disse a empresária. Os visitantes da mostra, segundo Graça, ficaram surpresos com os lustres por serem feitos de com cristal de rocha e não artificiais.
Graça fez contatos com lojistas, escritórios de arquitetura, profissionais envolvidos em projetos de iluminação clientes finais e até pessoas interessadas em representar a empresa no mercado árabe. A Passado Composto também levou para a mostra painéis do artista plástico Rodrigo Bueno, com pinturas sobre a vegetação brasileira. "Tiveram uma receptividade muito grande", disse o artista, que participou da mostra.
Granitos e quartzito
A Thor Granitos também esteve presente no espaço brasileiro. O gerente comercial da empresa, Felipe Dutra, afirma que conseguiu cumprir o seu intuito na feira, que era mostrar o produto da Thor para arquitetos e designers da região. "São os profissionais que especificam os materiais para as obras", disse à ANBA. A empresa, que é carioca e exporta para mais de 30 países, já vende para os Emirados Árabes Unidos. Ela exporta também para Líbano, Líbia e Arábia Saudita e deve começar a vender para Omã e Catar neste ano.
A SBC Pierres, fabricante de quartzito, que começou a exportar para os Emirados no final do ano passado, aproveitou a The Hotel Show para firmar a sua marca no mercado da região. A empresa já participou da feira na edição do ano passado, na qual fez contatos que acabaram rendendo exportações. Agora os planos da SBC Pierres, segundo o seu gerente de exportação Guilherme Giffoni, são a entrada em novos mercados árabes como Arábia Saudita, Catar e Kuwait.
Além das empresas citadas acima também participaram da mostra de Dubai a Sarquis Samara, ateliê de móveis e objetos de decoração, e o hotel Ariau Amazon Towers. Esse foi o terceiro ano que a Câmara Árabe levou companhias brasileiras para a The Hotel Show. A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo deu apoio na divulgação da participação brasileira na mostra, que teve mais de 800 expositores de 46 países.

