São Paulo – Executivos e empresários brasileiros conheceram de perto oportunidades de negócios em Omã em missão promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira ao país esta semana. Organizada pelo escritório da Câmara Árabe em Dubai, a viagem possibilitou aos representantes das companhias reuniões com omanitas, o que deve abrir novas frentes de negócios entre os países.
“Bons negócios já foram iniciados nesta missão”, disse para a ANBA o diretor do Escritório Internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, que liderou a delegação. O executivo explica que foi aproveitada a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil pela Embaixada do Brasil em Mascate – o que colocou o Brasil em evidência no país – para promover uma agenda de negócios.
Solimeo afirma que os resultados da missão comprovaram o potencial que há para negócios em Omã, país que, segundo ele, não é um mercado saturado e tem uma posição muito pacífica. “Omã é praticamente um mercado inexplorado, há muitas oportunidades para os brasileiros, não só de comércio, mas de parcerias”, disse o executivo à ANBA, lembrando do bom relacionamento que o país possui com regiões do mundo como a África, o que amplia ainda mais as possibilidades para o Brasil.
O diretor conta que Omã é um grande fornecedor de fertilizantes, insumo do qual o Brasil precisa para manter a produção agrícola, e que, por outro lado, o país árabe necessita de muitos produtos do exterior para garantir a segurança alimentar local. “Mesmo que eles estejam produzindo alimentos, ainda há muito espaço para fornecimento pelos brasileiros neste mercado, há muita demanda nessa área e em outras”, disse.
Solimeo conta que foram levadas para a missão empresas com braços nos Emirados, já que se tratou de uma agenda programada dias antes. “Rapidamente, muitos aceitaram esse desafio”, comemora o executivo. Mas Solimeo tem em mente realizar uma missão futura com representantes de companhias vindos do Brasil, além de promover uma viagem dos omanitas ao Brasil para explorar as oportunidades que ele vê entre as mais promissoras do relacionamento Brasil-mundo árabe.
Além de Solimeo e do executivo sênior de Negócios Internacionais da Câmara Árabe em Dubai, Noury Dweidary, participaram da delegação os brasileiros Rolando Corradini, diretor comercial da Embraer para Oriente Médio e Turquia; Omar Hamaoui, sócio da trading Nad Al Shiba International; Larissa Wilson, proprietária da empresa da High Class Travel Experiences; Júlia Maria do Prado Martins, gerente do escritório da Pantanal Trading em Dubai, e Rodrigo Borges de Paiva, gerente geral da Al Qutbay Trading FZ-LCC, esse último interagindo de forma virtual. A embaixada do Brasil em Mascate apoiou a missão.
O grupo teve reuniões de negócios e institucionais, de acordo com os setores e interesses de cada empresa, e foi recebido por autoridades e em instituições locais, entre elas a Oman Investment Authority e a Câmara de Comércio e Indústria de Omã (foto de abertura). Foram três dias de atividades, entre os dias 06 e 08 de setembro, com seminário na sede da Câmara de Comércio e Indústria de Omã na quinta-feira (08). A conselheira Cláudia Assaf representou a Embaixada do Brasil em Mascate no evento. Os brasileiros também participaram da comemoração do Bicentenário da Independência no país.
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Os interesses das empresas na missão foram os mais variados, como os da High Class, que pretende atrair brasileiros para o turismo omanita. Elogiando a organização da missão e o relacionamento de negócios que ela gerou, Larissa disse que o Omã tem grande potencial em turismo por suas belezas naturais, hotéis-palácios, águas cristalinas, cultura árabe de raízes, segurança, hospitalidade dos cidadãos e cidades entre montanhas. “A High Class Travel Experiences iniciará um plano de ação, ainda neste presente ano de 2022, para divulgar esse destino em território brasileiro”, disse, falando da vontade de organizar missão empresarial omanita de turismo ao Brasil.
O empresário Hamaoui, que entrou no negócio da Nad Al Shiba depois de se estabelecer na região com a empresa de engenharia Engeprot, disse que a experiência da missão foi positiva e que as reuniões foram encorajadoras. Ele lembrou do apoio que recebeu da Câmara Árabe quando iniciou as atividades da Engeprot na região. “Parece que a história se repete”, falou. A Nad Al Shiba quer levar para Omã e a países da região produtos brasileiros como açúcar, soja, óleos e outros.
Entre os que tiveram atividades com a delegação estiveram, pela Câmara de Comércio e Indústria de Omã, o presidente da Redha Juma Al Saleh, o CEO Al Fadhal Abbas Al Hinai, o diretor do Departamento de Organizações e Relações Internacionais, Haritha Salim Al-Busaidi; pelo Oman Convention Bureau no Ministério das Antiguidades e Turismo de Omã, o diretor Khalid Al Zadjali; pela Oman Investment Authorithy, o gerente sênior em exercício de Investimentos em Diversificação Econômica, Talal Al Harrasi, e a gerente de Investimentos em Diversificação Econômica, Lubna Badar Al Mazroei.