São Paulo – ‘Da Diáspora para a Terra Natal’ é o título da antologia que reúne autores brasileiros e foi lançada nesta sexta-feira (26) na Feira Internacional de Livros de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira é uma das patrocinadoras do projeto, junto com o Consulado dos Emirados em São Paulo e o Projeto de Tradução Kalima, criado pelo Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, que busca ampliar as obras da literatura mundial em árabe.
O livro reúne coletânea com textos de 12 autores brasileiros. Os escritores presentes no lançamento foram Ana Miranda, Marcelo Maluf e Marco Lucchesi. O evento contou com roda de conversa entre os autores, a editora da antologia e idealizadora do projeto, Mirna Queiroz, e um mediador da Kalima (foto acima). A diretora de Cultura da Câmara Árabe, Silvia Antibas, participou do lançamento, que também contou com a presença do embaixador do Brasil nos Emirados, Fernando Igreja, e do chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo.
“O lançamento da antologia literária brasileira nos Emirados Árabes, em projeto conjunto com a Câmara e a Kalima, é um marco na cooperação cultural entre o Brasil e os Emirados. Significa mais um avanço nesse processo de aproximação contínua entre nossos países, desta vez pelas mãos da cultura. Uma maneira de nos conhecermos melhor. Eu espero que esse projeto seja apenas o primeiro de uma sequência de projetos de cooperação na área cultural para que possamos conhecer cada vez melhor a cultura e a literatura dos dois países”, afirmou Igreja.
Durante o evento, a Kalima fez a distribuição de exemplares da obra em árabe. “Foram emocionantes os depoimentos dos autores que estão extremamente lisonjeados com o convite. Depois das falas, o mediador abriu para o público, e havia brasileiros e pessoas da Kalima que fizeram perguntas a respeito da relação dos autores com o mundo árabe e com a cultura árabe no Brasil”, informou Silvia Antibas.
Para a diretora da Câmara Árabe, o projeto contribuiu para o objetivo da instituição que é de conectar os árabes e brasileiros. “É isso que estamos fazendo traduzindo livros de brasileiros para o árabe. Trazendo cultura brasileira para os árabes. Tanto que o título, sobre o retorno da diáspora à terra natal, fala um pouco disso”, destacou Antibas. O mundo árabe é a região de origem de muitos imigrantes no Brasil.
A Feira Internacional de Livros de Abu Dhabi ocorre até 30 de abril. Os brasileiros participarão neste sábado (27), das 18 às 19 horas, do salão literário Al Multaq, falando sobre a terceira cultura, que é a relação entre a arte e a ciência, a tecnologia e a filosofia, e o diálogo entre literatos e cientistas para benefício da humanidade.