São Paulo – Desde o ano passado, o cheirinho e o gosto da comida brasileira estão mais presentes na Jordânia graças aos chefs Daniela e Alessandro Panizzi. Unindo suas experiências em restaurantes na África e na capital paulista, os irmãos decidiram levar os pratos típicos do Brasil às festas do país árabe. O trabalho teve sucesso e em março de 2017 eles abrem seu restaurante, o Nena Brazilian Bistro & Grill, em Amã.
A ideia de se estabelecer no país do Oriente Médio veio com a participação da dupla num festival de comida brasileira no primeiro semestre de 2016. “As pessoas adoraram e resolvemos abrir [um restaurante] aqui”, conta Daniela. Enquanto o espaço não é inaugurado, eles têm servidos seus pratos em diferentes eventos.
“Temos feito muito ‘catering’ (serviço de alimentação) em festas de embaixadas, para muitos árabes e também estrangeiros. Fazemos aniversários, almoços, jantares, até café da manhã. Fizemos um café para a família real. A princesa Muna [Al-Hussein, mãe do rei Abdullah] adorou o pão de queijo”, revela.
Daniela diz que a comida brasileira ainda não é muito conhecida na Jordânia, mas que tem agradado aos que já experimentaram os pratos. “Aqui eles têm cortes como o lagarto e o filet mignon. Eles não conheciam a picanha, a linguiça de frango, a farofa e o pão de queijo. Também nunca tinham ouvido falar de açaí”, diz.
No novo restaurante, os chefs pretendem servir o tradicional churrasco brasileiro, além de outros pratos típicos, como as moquecas capixaba e baiana, arroz, feijão, saladas, escondidinho de carne seca, linguiça de frango, picanha e bife. Entre os doces, estarão no cardápio guloseimas como brigadeiro, doce de café, goiabada, mousses, doce de coco, sorvete de papaia e de abacate.
Para que tudo tenha um sabor original, eles estão importando diversos alimentos do Brasil. “Estamos trazendo de tudo um pouco: carnes, frutas, farinha de mandioca, dendê, açaí. Não vamos ter um menu fixo, ele vai ser sazonal”, explica a chef.
O restaurante, cujo nome é uma homenagem à mãe da dupla, terá lugar para 50 pessoas e ficará no bairro de Rabia. Daniela e Alessandro são irmãos da embaixatriz brasileira na Jordânia, Ivana Panizzi. Inicialmente, o local abrirá para happy hours e jantares. Posteriormente, o restaurante também será aberto para almoços.
Outra ideia dos chefs brasileiros é promover os produtos nacionais na Jordânia. Daniela diz que a dupla está aberta a contatos de empresas brasileiras que queiram ter seus alimentos utilizados e promovidos no restaurante.
Contato
Nena Brazilian Bistro & Grill
Página no Facebook: www.facebook.com/nenabistro